metropoles.com
Paris 2024

Sobre as águas do Sena, abertura dá pontapé inicial aos Jogos de Paris

A cerimônia de abertura dos jogos de Paris será às 14h30 e promete ser histórica; é a primeira vez que o evento será em local aberto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zhang Chaodeng/VCG via Getty Images
Torre Eiffel, com anéis olímpicos -- Metrópoles
1 de 1 Torre Eiffel, com anéis olímpicos -- Metrópoles - Foto: Zhang Chaodeng/VCG via Getty Images

Tudo pronto para o maior evento esportivo do mundo. Nesta sexta-feira (26/7), às 14h30, a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, no Rio Sena, cartão postal da França, dá o pontapé inicial para os jogos olímpicos. É a primeira vez que o evento será realizado em local aberto, fora de um estádio de futebol, fugindo das pistas olímpicas e indo para as águas.

A cerimônia contará com quase 100 barcos ao longo do rio, onde cerca de 10 mil atletas olímpicos de 205 delegações vão desfilar. Além disso, o comitê organizador disponibilizará 80 telões ao longo da cidade para proporcionar uma experiência imersiva ao público, contando também com hologramas e show aéreo.

Thomas Jolly, diretor de teatro e ator francês, comanda o evento como diretor artístico. Além disso, Maud Le Pladec, coreógrafa de cerimônias, prometeu que em todas as pontes do percurso barcos contarão com dançarinos vestidos com trajes criados por Daphne Burki, diretor de figurino, que prometeu foco na sustentabilidade.


A previsão é que o evento tenha cerca de 3h30 de duração, começando pela ponte Austerlitz, percorrendo cerca de 6 km, passando por pontos turísticos de Paris como a Catedral de Notre-Dame e o Museu do Louvre, terminando na Torre Eiffel.

Além disso, o evento terá presença de diversos artistas e shows de encerramento que vão acontecer no Trocadero, esplanada localizando em frente à torre, onde a pira olímpica será acesa.

Recorde

A cerimônia de abertura dos jogos de Paris também promete quebrar o recorde de Pequim, que contou com aproximadamente com 91 mil pessoas. A expectativa é que 326 mil pessoas acompanhem das margens do Rio Sena, com 222 mil ingressos foram gratuitos e 104 mil pagos no cais inferior.

Já ao redor do mundo espera-se que mais de 1,5 bilhão de pessoas acompanhem o evento. No Brasil a transmissão será feita pela Globo e Caze Tv.

De acordo com a BBC, cerca de 40 mil policiais  e 20 mil militares farão a segurança do evento. Além disso, o espaço aéreo será fechado no raio de 150 quilômetros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?