Apenas capitães poderão falar com árbitro na Eurocopa 2024
Segundo o diretor de arbitragem da Uefa, ter mais de um jogador perto do arbitro dificulta a comunicação e a tomada da decisão
atualizado
Compartilhar notícia
A União das Federações Europeias de Futebol (Uefa) estabelece que somente os capitães dos times poderão falar com os árbitros das partidas durante a Euro 2024. O diretor de arbitragem da Uefa afirma que, caso outros atletas se aproximarem dos juízes para reclamar, eles receberão cartão amarelo na competição, que ocorre a partir de 14 de junho.
“Explicar uma decisão com até 22 jogadores em cima é impossível para um árbitro. Isso pode levar a uma falha na comunicação, o que deixa o esporte feio rapidamente. Pedimos aos capitães que garantam que seus companheiros não cerquem o árbitro para permitir conversas diretas. Assim, a decisão é transmitida de maneira respeitosa”, afirma Roberto Rosetti, diretor de arbitragem da entidade, em entrevista à Reuters.
Nos casos em que o capitão da equipe for o goleiro, um jogador de linha deve ser escolhido para se comunicar com os juízes durante as partidas, mas a decisão deve ser avisada antes da partida. Rosetti afirma que os árbitros estão prontos para conversar e compartilhar com treinadores e jogadores detalhes das decisões tomadas com a ajuda do VAR.
“Ser árbitro no esporte atualmente é muito difícil. O árbitro toma de 200 a 250 decisões por partida. Ou seja, uma a cada 22 segundos. Em situações difíceis e às vezes controversas, sob enorme pressão, com cada uma delas examinada e assistida novamente de vários ângulos diferentes por torcedores e especialistas”, acrescenta o diretor.
O primeiro jogo da Eurocopa será na sexta-feira (14/6) entre Alemanha e Escócia, em Munique. O torneio de seleções europeias vai até 14 de julho, em que o jogo final será no Estádio Olímpico de Berlim.