metropoles.com

Skate Street é uma das cinco novas modalidades das Olimpíadas de 2020

O Comitê Olímpico Internacional (COI) também incluiu outros quatro: o surfe, a escalada, o karatê e o baseball

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Yo Music, evento de música e skate na área externa do Estádio Mané Garrincha – Brasília – DF 03/09/2016
1 de 1 Yo Music, evento de música e skate na área externa do Estádio Mané Garrincha – Brasília – DF 03/09/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Agora, o skate também faz parte do calendário oficial da Olimpíada, que terá sua próxima edição em Tóquio, no Japão, em 2020. Além desse esporte, a decisão – tomada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) também incluiu outros quatro: o surfe, a escalada, o karatê e o baseball.

Com a mudança, o comitê de organização da Olimpíada no país espera receber mais de 470 novos atletas, e já se prepara para organizar os eventos que premiarão 18 deles com medalhas. E para que todo o cronograma saia como o planejado, os esportes já presentes terão um número de provas reduzido.

6 imagens
O brasileiro Burnquist é um dos maiores skatistas do mundo
O skatista Bob Burnquist  é maior medalhista da história do X Games
1 de 6

Daniel Ferreira/Metrópoles
2 de 6

O brasileiro Burnquist é um dos maiores skatistas do mundo

Daniel Ferreira/Metrópoles
3 de 6

Daniel Ferreira/Metrópoles
4 de 6

O skatista Bob Burnquist é maior medalhista da história do X Games

Daniel Ferreira/Metrópoles
5 de 6

6 de 6

Daniel Ferreira/Metrópoles

Nesse contexto, apesar da ansiedade dos atletas e amantes do skate, a equipe técnica do evento ainda não divulgou quais categorias estarão presentes na competição (entre as famosas street, bowl, freestyle e vertical). Porém, especialistas no assunto afirmam que o Brasil pode se tornar uma potência na categoria. Afinal de contas, o skate é um esporte amplamente praticado no país, e inclusive conta com profissionais renomados, como Luan Oliveira e Kelvin Hoefler.

Contudo, existem grupos que ficam receosos com a inclusão da modalidade nos Jogos de Tóquio. Eles afirmam que a essência “de rua” do skate pode ser perdida com a quantidade de regras e pormenores que a Olimpíada pode dar à competição. Por outro lado, outros acreditam que a entrada do skate no evento pode trazer “mais respeito” à modalidade, inclusive funcionando como uma propulsora para que os atletas sejam reconhecidos e patrocinados.

Vale lembrar que o skate só havia aparecido na competição como uma participação especial. Nos Jogos de Atlanta, em 1996, a modalidade foi apresentada numa performance que também contou com participações de atletas de bicicleta e de patins. O show serviu para divulgar os X Games, um famoso evento de esportes.

Com o código de bônus bet365, você aproveita o bônus. Saiba mais

Em abril, a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, recebeu a primeira edição do Oi Skate Total Urbe Open (STU), evento que contou com uma das etapas do campeonato mundial que reuniu mais de 200 skatistas amadores e profissionais.Vale ainda ressaltar que o evento também contou com a participação de 53 competidores estrangeiros e tanto eles quanto os brasileiros estavam de olho na rodada de prêmios: no total, foram distribuídos cerca de 400 mil reais aos principais vencedores.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?