Skate Street é uma das cinco novas modalidades das Olimpíadas de 2020
O Comitê Olímpico Internacional (COI) também incluiu outros quatro: o surfe, a escalada, o karatê e o baseball
atualizado
Compartilhar notícia
Agora, o skate também faz parte do calendário oficial da Olimpíada, que terá sua próxima edição em Tóquio, no Japão, em 2020. Além desse esporte, a decisão – tomada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) também incluiu outros quatro: o surfe, a escalada, o karatê e o baseball.
Com a mudança, o comitê de organização da Olimpíada no país espera receber mais de 470 novos atletas, e já se prepara para organizar os eventos que premiarão 18 deles com medalhas. E para que todo o cronograma saia como o planejado, os esportes já presentes terão um número de provas reduzido.
Nesse contexto, apesar da ansiedade dos atletas e amantes do skate, a equipe técnica do evento ainda não divulgou quais categorias estarão presentes na competição (entre as famosas street, bowl, freestyle e vertical). Porém, especialistas no assunto afirmam que o Brasil pode se tornar uma potência na categoria. Afinal de contas, o skate é um esporte amplamente praticado no país, e inclusive conta com profissionais renomados, como Luan Oliveira e Kelvin Hoefler.
Contudo, existem grupos que ficam receosos com a inclusão da modalidade nos Jogos de Tóquio. Eles afirmam que a essência “de rua” do skate pode ser perdida com a quantidade de regras e pormenores que a Olimpíada pode dar à competição. Por outro lado, outros acreditam que a entrada do skate no evento pode trazer “mais respeito” à modalidade, inclusive funcionando como uma propulsora para que os atletas sejam reconhecidos e patrocinados.Vale lembrar que o skate só havia aparecido na competição como uma participação especial. Nos Jogos de Atlanta, em 1996, a modalidade foi apresentada numa performance que também contou com participações de atletas de bicicleta e de patins. O show serviu para divulgar os X Games, um famoso evento de esportes.
Com o código de bônus bet365, você aproveita o bônus. Saiba mais
Em abril, a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, recebeu a primeira edição do Oi Skate Total Urbe Open (STU), evento que contou com uma das etapas do campeonato mundial que reuniu mais de 200 skatistas amadores e profissionais.Vale ainda ressaltar que o evento também contou com a participação de 53 competidores estrangeiros e tanto eles quanto os brasileiros estavam de olho na rodada de prêmios: no total, foram distribuídos cerca de 400 mil reais aos principais vencedores.