Site coloca Floyd Mayweather como maior boxeador da história
Muhammad Ali, apontado como ícone da modalidade, aparece apenas na quarta colocação da lista
atualizado
Compartilhar notícia
O site norte-americano BoxRec divulgou um ranking dos 10 maiores pugilistas de todos os tempos. De acordo com o portal, é o norte-americano Floyd Mayweather Jr. o maior lutador que já existiu. O polêmico e falastrão atleta nunca perdeu nos 21 anos de carreira profissional e tem um cartel perfeito de 50 vitórias em 50 aparições. Apontado por muitos como o maior atleta de todos os tempos, o também norte-americano Muhammad Ali aparece apenas na quarta colocação da lista. Fecham o pódio o filipino Manny Pacquiao, rival histórico de Mayweather, e o argentino Carlos Monzon, único sul-americano na lista do BoxRec.
Manny Pacquiao e Floyd Mayweather nutriram grande rivalidade durante anos. Os dois são frequentemente apontados como maiores expoentes da geração e uma luta entre ambos foi realizada em maio de 2015. Apenas para se ter noção da importância do embate, a bolsa da luta chegou a exorbitantes US$ 300 milhões, com o norte-americano embolsando US$ 180 milhões do total.
Carlos Monzón teve uma carreira de respeito. O argentino deteve o cinturão dos pesos-médios por nada menos do que sete anos. A carreira do lutador, porém, foi marcada por problemas extra-ringue: em 1988, Monzón assassinou a então esposa, Alicia Muñiz, ao atirá-la de uma varanda no segundo andar de um prédio. No ano seguinte, ele foi condenado a 11 anos de prisão por conta do crime. O argentino morreu em 1995, em um acidente de carro.
Muhammad Ali
É inegável o impacto que o norte-americano Muhammad Ali causou não só no mundo do boxe, mas também fora dos ringues. O cartel de 56 vitórias e cinco derrotas poderia ser até melhor caso o pugilista, nascido Cassius Marcellus Clay, nome que seria mudado após a conversão do astro ao Islamismo, não tivesse sido banido da modalidade entre os anos 1967 e 1970 por se recusar a combater na Guerra do Vietnã. O quarto lugar da lista do BoxRec também ficou marcado pelo estilo falastrão, que costumava falar dos adversários com rimas muitas vezes debochadas e carregadas de humor. Muhammad Ali, falecido em 2016, também fez parte de algumas das mais lembradas lutas da história do boxe, como o embate contra George Foreman, em 1974, em Kinshasa, à época capital do Zaire, hoje capital do Congo, e o encontro com Joe Frazier, em Manila, nas Filipinas.
Confira o Top 10 do BoxRec:
- Floyd Mayweather Jr.
- Manny Pacquiao
- Carlos Monzón
- Muhammad Ali
- Sugar Ray Robinson
- Bernard Hopkins
- Joe Louis
- Archie Moore
- Oscar de La Hoya
- Julio Cesar Chavez