Sindicato dos jogadores denúncia a Fifa por inchaço no calendário
Em conjunto com as principais ligas europeias, a FifPro abriu denúncia contra a Fifa pelo excessos de jogos no calendário europeu
atualizado
Compartilhar notícia
O sindicato internacional dos jogadores de futebol, FifPro, e as principais ligas europeias fizeram denúncia formal contra a Fifa pelo inchaço no calendário internacional de futebol. A queixa foi apresentada diante da Comissão Europeia. As justificativas para a denúncia foram o excesso de jogos com o Novo Mundial de Clubes e a mudança na fase inicial da Champions League.
“Nossa queixa para a Comissão Europeia é clara: a Fifa está abusando de seu poder de ditar o calendário de jogos internacionais e expandir suas próprias competições. E, assim, aumentar suas próprias receitas”, afirmou o presidente da FifPro, David Terrier.
Em nota oficial, as organizações afirmam que a Fifa impõe mudanças ostensivas ao calendário, o que “constitui abuso de poder”. Ainda segundo a FifPro, a atitude vai contra as leis da União Europeia.
A preocupação da FifPro e das principais Ligas Europeias é que os jogadores fiquem cada vez mais propensos à fadiga e lesões devido ao excesso de partidas no calendário. Recentemente, o inchaço também foi pauta de reclamação dos jogadores, que chegaram a ameaçar uma possível greve dos atletas no futbeol europeu.
“Está chegando a um ponto crítico. O feedback que temos dos jogadores é que há muito futebol sendo jogado e uma expansão constante”, revelou o CEO da Premier League, Richard Masters.