Senadora propõe emenda para vacinar atletas do Brasil contra Covid-19
Leila Barros (PSB-DF) defende que brasileiros sejam vacinados para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em julho
atualizado
Compartilhar notícia
A vacinação contra a covid-19 já vem acontecendo em todo o Brasil. A prioridade na imunização, na primeira fase, fica restrita a profissionais de saúde e idosos acima de 80 anos. Mas a senadora Leila Barros (PSB-DF), propõe uma emenda para imunizar delegações e atletas do Brasil que vão aos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Ex-jogadora de vôlei, Leila propõe a emenda ao Projeto de Lei de Conversão (PLV) 43/2020. O pedido está na pauta da primeira sessão do Senado, nesta quinta-feira (4/2).
“Sei que existe uma corrida em busca dos imunizantes e a preocupação de que o cronograma de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS) não seja comprometido. Por isso, a minha emenda permite que as doses sejam adquiridas com recursos privados, desde que o governo federal autorize. Não estamos defendendo a inclusão dos atletas em grupos prioritários para a vacinação, mas apenas a imunização em tempo hábil até a realização dos Jogos”, disse a senadora ao jornal O Globo.
Segundo a emenda da senadora, as vacinas seriam adquiridas por meio da iniciativa privada, para não prejudicar a campanha nacional de vacinação. São cerca de 850 pessoas envolvidas, e seriam necessárias 1700 doses de imunizantes. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) afirmou que seguirá com a testagem nos atletas e aguarda as definições sobre a emenda.