metropoles.com

Seleção de jiu-jítsu do DF estreia com medalhas e vagas em Mundial

No primeiro campeonato representando a Capital Federal, equipe garantiu três medalhas de bronze no Grand Slam de Abu Dhabi

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
Seleção Brasiliense de jiu-jítsu
1 de 1 Seleção Brasiliense de jiu-jítsu - Foto: Arquivo pessoal

Brasília está muito bem representada nos tatames. Entre os dias 22 e 24 de outubro a Seleção Brasiliense de jiu-jítsu fez a sua estreia como equipe durante o Abu Dhabi Grand Slam, realizado no Rio de Janeiro. Ao todo, dos oito competidores que representaram o DF, três subiram ao pódio e todos se mantiveram entre os 10 primeiros em suas categorias.

Um dos medalhistas foi o capitão da equipe e presidente da Federação de Brasiliense de jiu-jítsu Desportivo (FBJJD), Kiko Santoro. Tricampeão da competição, Kiko revelou as dificuldades que enfrentou na edição deste ano para garantir o bronze e o nível técnico dos adversários que participaram da disputa.

“Após seis lutas com o meu dedo quebrado, ainda consegui trazer o bronze de um campeonato tão importante com esse nível mundial. O time estava muito bem preparado, o nível da competição estava altíssimo, havia categoria que tinham mais de 65 inscritos e nossos atletas conseguiram estar entre os cinco melhores do planeta. É uma história marcada no jiu-jítsu de Brasília”, destacou o presidente da FBJJD.

Além de Kiko, Windson Alves, na categoria até 94 quilos, e Cauê Rodrigues, na categoria até 84 quilos, também garantiram uma medalha de bronze no torneio.

Cauê revela que pratica jiu-jítsu desde os 14 anos de idade e que já competiu em diversos campeonatos. Hoje aos 30, ele conta que teve o seu melhor em Grand Slam justamente resultado neste torneio. Para ele, a mescla de gerações que a seleção conseguiu reunir e a chance de poder representar Brasília tiveram influencia direta no resultado.

“Foi a melhor viagem que já fiz para competir. Coincidiu de ser justamente a minha melhor performance. Estou feliz demais em poder adicionar essa medalha no meu currículo e em poder representar minha cidade, isso me motivou muito mais que o normal. Poder levar o nome da cidade em um dos principais torneios do mundo foi fantástico”, detalhou o atleta.

Windson revelou que voltou para as competições depois de dois anos afastado. Em sua estreia em Grand Slam, garantiu o bronze. Ele avaliou o desempenho da seleção na estreia como equipe.

“Eu estou feliz com meu desempenho, com os resultados da equipe. É claro que todos gostaríamos de sermos campeões, todos. Todos deram o seu melhor, deu o sangue. Ganhamos experiência, vamos ajustar o que tivermos para melhorar para conquistar ainda mais coisas daqui em diante”, comentou.

Com o resultado, os três participarão do Grand Slam que será realizado em Abu Dhabi, marcada para o dia 15 de novembro, como convidados. Além deles, Diego Pereira e Yan Lucas, que ficaram com a 4ª colocação em suas categorias, e Leonardo Oliveira, que garantiu o 5º lugar, também estão classificados para a etapa. Bernando Gouveia também integrou o time e garantiu a 6ª colocação na competição.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?