Santos e Portuguesa jogam quartas dos “renascidos” no Paulista
Após períodos conturbados, equipes se reencontram no mata-mata do estadual. Partida será disputada neste domingo (17/3), na Vila Belmiro
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de passarem pelos períodos mais conturbados de suas histórias, Santos e Portuguesa vivem um momento de alívio no Campeonato Paulista. Rivais tradicionais dentro do estadual, as duas equipes se reencontram pelas quartas de final do Campeonato Paulista neste domingo (17/3), em jogo único na Vila Belmiro.
O Peixe chega ao duelo pouco mais de três meses depois de ter sido rebaixado no Campeonato Brasileiro. Após a eleição de Marcelo Teixeira como presidente do clube, as contratações de Fábio Carille e uma total reformulação do elenco, o time respondeu rapidamente nos primeiros meses de 2024 e encerrou a primeira fase com a 2ª melhor campanha da competição.
A marca pode parecer natural para uma das principais equipes do estado, porém, o Santos ficou fora desta fase do Paulista nas edições de 2021, 2022 e 2023. Por causa da eliminação precoce na última temporada, o time sequer participa da Copa do Brasil deste ano. Agora, chega lutando por uma vaga na semifinal após uma campanha consistente. Foram oito vitórias, um empate e três derrotas nos 12 jogos disputados.
Apesar da classificação, o grande objetivo da equipe no ano segue sendo o retorno para a Série A.
Se a equipe da Baixada Santista respondeu rapidamente, o mesmo não pode ser dito da Portuguesa. Desde o rebaixamento no Campeonato Brasileiro em 2013, o time paulista amargou diferentes rebaixamentos em diversas competições. Em 2021, chegou a ficar sem divisão no Brasileiro.
No Campeonato Paulista, a Lusa ficou 8 anos disputando a Série A2, retornando somente no ano passado para a elite do estadual. O último mata-mata de Paulista disputado pela Portuguesa foi em 2011, quando a equipe acabou eliminada para o São Paulo nas quartas de final.
Santos e Portuguesa jogam às 20h. Quem vencer garante vaga na semifinal. Em caso de empate, a classificação será decidida nos pênaltis.