metropoles.com

Saltador do DF garante vaga em competições internacionais aos 15 anos

Com pontuação, Caio Dalmaso garantiu vagas no Sul-Americano, Pan-americano e no campeonato Mundial da modalidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
Caio Dalmaso
1 de 1 Caio Dalmaso - Foto: Arquivo pessoal

Apenas 15 anos de idade e a oportunidade de competir nos principais eventos do esporte que pratica. É assim que Caio Dalmaso, morador do Jardim Mangueiral, em Brasília, está agora. Atleta dos saltos ornamentais, Caio garantiu vaga no Campeonato Mundial, no Sul-Americano e no Pan-Americano da modalidade, que acontecerão entre os meses de outubro e dezembro deste ano.

A vaga veio após excelente resultado na Seletiva Junior de Saltos Ornamentais, realizado no último fim de semana entre os dias 9 e 12 de setembro. Ele competiu na categoria A, e com o melhor resultado da carreira, garantiu uma vaga nos três torneios.

Mas a estrada até este feito contou com uma série de percalços. Segundo o saltador, a pandemia e o desânimo acabaram o atrapalhando e o deixaram próximo da desistência. Sem treinar no centro de excelência por quase um ano, por conta das limitações impostas pela covid, Caio e sua equipe precisaram fazer uma série de adaptações.

“Nós adaptamos. Mesmo de forma remota, a equipe manteve os treinos físicos e aperfeiçoamento técnico fora das piscinas. O objetivo principal era manter nosso ritmo, a disciplina não perder o foco nos objetivos”, conta o jovem.

Apesar do esforço, ele revela que acabou passando por algumas incertezas e, apesar do talento, chegou a pensar em desistir.

“Em determinado momento notei que não estava mais fazendo por mim. Estava treinando mais para manter meus treinadores e meus familiares orgulhosos. Pensei em desistir, até cheguei a largar, mas foi por um dia apenas. Conversei com minha treinadora, com o restante da equipe, e acabei voltando. Dessa vez mais focado, mais determinado, pensando mais no que isso traria para minha vida”, afirmou Caio.

Praticante da modalidade desde 8 anos, Caio intensificou seus treinamentos quando entrou para o Projeto do Centro de Excelência em Saltos Ornamentais, na UnB, em 2014. Lá começou a treinar com sob a tutela de Pollyanna Lacerda, com quem treina até hoje. Ela conta que esse desânimo é normal da idade, mas que relembrou do talento do saltador e que isso o motivou a retornar em alta performance.

“Foi uma surpresa na época, porque ele vinha numa crescente. Eu só mostrei o quanto ele era talentoso e bom no que ele faz. Para ele não abrir mão de tantos anos de treinamento e de todo o esforço feito até aqui”, destacou.

Com pouco menos de um mês para treinar adequadamente, o saltador se preparou as pressas e garantiu as vagas. Ele conta qual foi o sentimento em derrotar as inseguranças e conquistar a oportunidade de representar o Brasil nos principais torneios do calendário.

“A felicidade foi imensa, nunca tinha conseguido uma vaga desta importância. Em uma outra competição eu não consegui os índices e acabei ficando de fora. Agora eu consegui, foi um momento muito marcante, consegui me superar tanto tecnicamente quanto psicologicamente. Vi uma melhora grande no meu controle emocional, essa foi a primeira vez e consegui algo tão importante. Estou muito feliz”, afirmou o atleta.

“Agora vamos focar na lapidação, ajustar os saltos do Caio, e ver o que podemos acrescentar. Temos que ver como ele vai desenvolver, mas o foco principal é manter e aperfeiçoar o que já vem sendo bem feito”, revelou Pollyanna.

Caio embarca primeiro para a Bolívia, onde disputará o Sul-Americano que acontece dos dias 30 de outubro até 6 de novembro. Depois será a vez de embarcar para a Colômbia, onde serão realizados os Jogos Pan Americanos Juniores entre os dias 23 e 30 de novembro. Logo no dia 2 de dezembro, o atleta segue destino a Ucrânia onde competirá no Mundial.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?