Saltador do DF garante vaga em competições internacionais aos 15 anos
Com pontuação, Caio Dalmaso garantiu vagas no Sul-Americano, Pan-americano e no campeonato Mundial da modalidade
atualizado
Compartilhar notícia
![Caio Dalmaso](https://fly.metroimg.com/upload/q_85,w_700/https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2021/09/15203715/caio_dalmaso.jpeg)
Apenas 15 anos de idade e a oportunidade de competir nos principais eventos do esporte que pratica. É assim que Caio Dalmaso, morador do Jardim Mangueiral, em Brasília, está agora. Atleta dos saltos ornamentais, Caio garantiu vaga no Campeonato Mundial, no Sul-Americano e no Pan-Americano da modalidade, que acontecerão entre os meses de outubro e dezembro deste ano.
A vaga veio após excelente resultado na Seletiva Junior de Saltos Ornamentais, realizado no último fim de semana entre os dias 9 e 12 de setembro. Ele competiu na categoria A, e com o melhor resultado da carreira, garantiu uma vaga nos três torneios.
Mas a estrada até este feito contou com uma série de percalços. Segundo o saltador, a pandemia e o desânimo acabaram o atrapalhando e o deixaram próximo da desistência. Sem treinar no centro de excelência por quase um ano, por conta das limitações impostas pela covid, Caio e sua equipe precisaram fazer uma série de adaptações.
“Nós adaptamos. Mesmo de forma remota, a equipe manteve os treinos físicos e aperfeiçoamento técnico fora das piscinas. O objetivo principal era manter nosso ritmo, a disciplina não perder o foco nos objetivos”, conta o jovem.
Apesar do esforço, ele revela que acabou passando por algumas incertezas e, apesar do talento, chegou a pensar em desistir.
“Em determinado momento notei que não estava mais fazendo por mim. Estava treinando mais para manter meus treinadores e meus familiares orgulhosos. Pensei em desistir, até cheguei a largar, mas foi por um dia apenas. Conversei com minha treinadora, com o restante da equipe, e acabei voltando. Dessa vez mais focado, mais determinado, pensando mais no que isso traria para minha vida”, afirmou Caio.
Praticante da modalidade desde 8 anos, Caio intensificou seus treinamentos quando entrou para o Projeto do Centro de Excelência em Saltos Ornamentais, na UnB, em 2014. Lá começou a treinar com sob a tutela de Pollyanna Lacerda, com quem treina até hoje. Ela conta que esse desânimo é normal da idade, mas que relembrou do talento do saltador e que isso o motivou a retornar em alta performance.
“Foi uma surpresa na época, porque ele vinha numa crescente. Eu só mostrei o quanto ele era talentoso e bom no que ele faz. Para ele não abrir mão de tantos anos de treinamento e de todo o esforço feito até aqui”, destacou.
Com pouco menos de um mês para treinar adequadamente, o saltador se preparou as pressas e garantiu as vagas. Ele conta qual foi o sentimento em derrotar as inseguranças e conquistar a oportunidade de representar o Brasil nos principais torneios do calendário.
“A felicidade foi imensa, nunca tinha conseguido uma vaga desta importância. Em uma outra competição eu não consegui os índices e acabei ficando de fora. Agora eu consegui, foi um momento muito marcante, consegui me superar tanto tecnicamente quanto psicologicamente. Vi uma melhora grande no meu controle emocional, essa foi a primeira vez e consegui algo tão importante. Estou muito feliz”, afirmou o atleta.
“Agora vamos focar na lapidação, ajustar os saltos do Caio, e ver o que podemos acrescentar. Temos que ver como ele vai desenvolver, mas o foco principal é manter e aperfeiçoar o que já vem sendo bem feito”, revelou Pollyanna.
Caio embarca primeiro para a Bolívia, onde disputará o Sul-Americano que acontece dos dias 30 de outubro até 6 de novembro. Depois será a vez de embarcar para a Colômbia, onde serão realizados os Jogos Pan Americanos Juniores entre os dias 23 e 30 de novembro. Logo no dia 2 de dezembro, o atleta segue destino a Ucrânia onde competirá no Mundial.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.