Crossrowing: prática de remo revela talento do DF para a Seleção Brasileira
Academia no Setor de Clubes Sul desenvolve e revela talentos para o esporte, como a jovem Lara Pizarro, convocada para a Seleção Brasileira
atualizado
Compartilhar notícia
O brasiliense Pedro Pizarro é atleta de remo, técnico, empreendedor e entusiasta da modalidade no Distrito Federal. O campeão brasileiro investe no esporte e na descoberta de novos talentos na cidade. Ele é o idealizador da Crossrowing, uma metodologia que vem ganhando adeptos em Brasília e revelando atletas para o remo candango.
Em dois anos de existência, a iniciativa revelou talentos para o esporte, como Lara Pizarro. A jovem de 16 anos foi convocada para a Seleção Brasileira de Remo e é uma das promessas do DF na modalidade. Conheça um pouco mais sobre a prática, que vem reunindo praticantes em Brasília.
O começo
Quem conta como tudo começou é Pedro Pizarro. O brasiliense de 36 anos iniciou sua história no remo como atleta. Há 15 anos, com o parceiro Célio Amorim, ele compôs o primeiro barco do DF convocado para a Seleção Brasileira.
Naquele ano, em 2005, Pedro e Célio conseguiram a segunda colocação no Campeonato Brasileiro. Quatro anos depois, a dupla não bateu na trave novamente e conquistou o campeonato nacional. O resultado rendeu a segunda convocação para a seleção, de forma inédita para Brasília.
Em 2006, Pedro era o idealizador e responsável pela maior escola de remo de Brasília, no Minas Brasília Tênis Clube.
A Crossrowing
Em 2018, o empreendedor do esporte resolveu apostar suas fichas em uma modalidade alternativa no remo. Surgia a Crossrowing.
“No método Crossrowing o aluno tem três modalidades que interagem para construir um treino completo de técnica, força e resistência. São eles: barcos olímpicos, remo indoor (simuladores) e ginástica funcional”, explica Pedro.
“Todas as aulas nas três modalidades são acompanhadas de perto por um treinador especialista. Não deixamos jamais o aluno sozinho, sem orientação. Priorizamos os barcos longos, coletivos. Isso dá mais segurança, conforto, qualidade e prazer, pois há uma forte interação entre os alunos”, conta.
Pedro explica que a academia tem a segurança como pilar central do método. O Crossrowing é praticado com equipamento importado, 100% em fibra de carbono, sem utilização de embarcações artesanais.
Os frutos
Em apenas dois anos de existência, a academia ajudou a desenvolver e revelar talentos na modalidade. A Crossrowing conquistou a 1ª etapa do Campeonato Brasiliense e conseguiu colocar três alunos entre os dez melhores do país. Uma delas é Lara Pizarro. A jovem de 16 anos vem se destacando nas competições em Brasília e nacionalmente.
Lara começou a treinar desde a inauguração da academia e com apenas dois anos de remo foi convocada para integrar a Seleção Brasileira. Ela venceu todas as provas do Campeonato Brasiliense em 2018 e 2019 na categoria júnior (até 18 anos). A jovem brasiliense também se destacou em provas na categoria sênior (idade livre).
“A metodologia Crossrowing foi muito importante para o meu desenvolvimento no remo, porque através dela eu consegui, em apenas 2 anos no esporte, ser convocada para um camping nacional com os melhores atletas do Brasil”, comemora Lara.
No ano passado, Lara conquistou o sétimo lugar no Campeonato Brasileiro de Jovens Talentos, em Porto Alegre. Em 2020, a atleta do DF ficou na quarta colocação no Desafio Remo Brasil Indoor, o que a levou a ser convocada para defender as cores do Brasil.
E a jovem não quer parar por aí. “Espero seguir no caminho e no sonho de me tornar uma atleta olímpica e disputar competições nacionais e mundiais vestindo a camisa do Brasil e representando a capital do país”, conta.
A Academia de Remo Crossrowing está aberta para quem deseja praticar a modalidade e precisa de patrocínios para poder seguir atuando com o trabalho de revelação de atletas. Para saber mais acesse o site da academia.
SERVIÇO
Academia de Remo Crossrowing