Saiba como Arsenal x Tottenham virou uma grande rivalidade
Tottenham e Arsenal, que se enfrentam neste domingo (24/9), tem até envolvimento em Guerra Mundial e feriados para zombar do rival
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos maiores clássicos da Inglaterra, Tottenham e Arsenal se enfrentam neste domingo (24/9), às 10h, pela 6ª rodada da Premier League.
A rivalidade entre os clubes já existe há mais de 100 anos e e envolve disputas territoriais, envolvimento em guerra mundial e “feriados” que zombam do rival.
O inicio da rivalidade começou em 1913, quando o Arsenal se mudou para o norte de Londres, com a estimativa de se aproximar dos torcedores em Highbury, distrito localizado na área em que o Tottenham se mantém desde a sua fundação. O antigo local era difícil para chegar de trem.
Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918)
Depois da Primeira Guerra Mundial, o Campeonato Inglês abriu vaga para dois clubes. O Chelsea, que havia sido rebaixado, ficou com a primeira. Para a segunda, foi feita uma votação pelo presidente da liga e o Arsenal entrou com a justificativa que tinha mais importância que Tottenham e Barnsley (os outros concorrentes).
Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945)
Em meio à Segunda Guerra Mundial, a Força Aérea Britânica precisou usar o estádio de Highbury, atual Arsenal Stadium. Com isso, os Spurs emprestaram o White Hart Lane aos rivais. Na ocasião, os Gunners estavam na primeira divisão e os Spurs na segunda.
Feriados
Ambos times têm datas festivas para “zoar” o rival. O Arsenal comemora o St. Totteringham’s Day, que é o dia da temporada em que o Tottenham não pode terminar matematicamente acima do Arsenal na tabela da Premier League.
Já o Tottenham chama o dia 14 de abril de St. Hotspur em homenagem à vitória por 3 x 1 sobre o Arsenal na semifinal da Copa da Inglaterra de 1991. Além disso, a data já foi comemorada em vitória do Tottenham sobre o Arsenal por 2 x 1.
Posição na tabela e retrospecto
O Arsenal de Mikel Arteta, que está na 4ª posição da Premier League, com 13 pontos, leva a melhor no retrospecto contra o Tottenham, que aparece em 2º lugar, também com 13.
No total, são 193 partidas, com 81 vitórias para o Arsenal, 61 para o Tottenham e 51 empates. Nos últimos cinco jogos, o retrospecto é completamente favorável aos Gunners, com quatro vitórias e uma derrota, além de 10 gols marcados e seis sofridos.