Sábado é dia de Corrida de Reis. Saiba mais sobre a competição
Tradicional prova já passou pela W3 Sul e pagava para trazer atletas profissionais. Na primeira edição, teve apenas 42 participantes
atualizado
Compartilhar notícia
A Corrida de Reis já faz parte da tradição esportiva de Brasília. A 47ª edição da prova ocorrerá neste sábado (18/2), com largada às 19h, no Ginásio Nilson Nelson, e deve contar com mais de 16 mil participantes divididos em dois percursos — 6km e 10km —, passando pela região central da cidade.
Mas a prova nem sempre teve essa projeção. Confira algumas curiosidades da tradicional competição brasiliense.
Data específica
A prova foi criada em 1971 e, como o nome sugere, em homenagem ao Dia de Reis, quando os Reis Magos teriam conhecido o menino Jesus. Assim, a corrida era disputada sempre no dia 6 de janeiro pelas ruas de Brasília.
Em 2017, a corrida será no penúltimo sábado de fevereiro, uma vez que o último fim de semana coincidirá com o carnaval.
Percurso
Nos últimos anos, o trajeto escolhido para a prova tem passado pelo Eixo Monumental, com saída no Ginásio Nilson Nelson. A intenção é valorizar pontos turísticos da capital, como a Torre de TV, o estádio Mané Garrincha, a Catedral Metropolitana e a Esplanada dos Ministérios.
O trajeto atual é bem diferente do percorrido na primeira edição da corrida. Em 1971, os atletas saíam do fim do Eixão Sul e corriam 8km até o início da W3 Sul.
No ano seguinte, a via W3 foi escolhida para receber a prova e só depois o Eixo Monumental passou a ser usado.
Atletas
São esperados 16 mil participantes na edição deste ano da corrida. O número é bem maior do que na primeira prova, quando apenas 42 atletas participaram. E a quantidade só foi preenchida porque, na época, a organização pagava a viagem dos corredores profissionais de outras cidades e até do exterior.
Atualmente, a inscrição é feita com a entrega de um quilo de alimento não perecível. Após dois anos sem recompensas, a edição de 2017 volta a premiar os vencedores em dinheiro. Serão R$ 25 mil, divididos entre os melhores colocados em cada uma das categorias.
Mulheres
Nos últimos anos, o número de mulheres que participam do evento esportivo é cada vez maior. A média atual é de 35% dos inscritos, segundo a organização.
A trajetória feminina da Corrida de Reis começou em 1976, quando a corredora Ana Maíto participou da prova, mesmo sem inscrição. Somente quatro anos depois, em 1980, as mulheres puderam se inscrever oficialmente.
Os dois esportistas que mais reúnem pódios da Corrida de Reis são os brasilienses Valdenor Pereira dos Santos e Carmem de Oliveira, com, respectivamente, sete e cinco títulos. (Com informações da Agência Brasília)