Russo é preso por planejar “desestabilização” dos jogos de Paris 2024
O homem não teve sua identidade revelada, mas trata-se de um chefe de cozinha russo que já participou de reality show
atualizado
Compartilhar notícia
A polícia francesa deteve um russo que planejava ações contra o país durante a disputa dos jogos Olímpicos de Paris 2024. O homem de 40 anos mora há 14 anos em território francês e teria como objetivo “desestabilizar em larga escala” a realização do evento, segundo informou o jornal The Guardian, da Inglaterra.
A prisão teria ocorrido no domingo (21/7), quando as autoridades realizaram uma operação. Na ocasião, os policias vasculharam o apartamento do homem, localizado na região central de Paris, e encontraram documentos que o conectam ao serviço secreto russo, a FSB.
Ele foi detido preventivamente sob a acusação de compartilhar “inteligência com uma potência estrangeira com o objetivo de provocar hostilidades na França”. Segundo o The Guardian, ele pode sofrer uma pena de 30 anos de prisão. A operação foi autorizada pelo Ministério do Interior da França.
A motivação para a investigação surgiu após um telefonema do detido com integrantes dos serviços de inteligência da Rússia, há cerca de dois meses, em que ele falava da magnitude da cerimônia de abertura, marcada para sexta-feira (26/7).
O homem, que não teve sua identidade revelada, chegou a participar de um reality show de culinária. Durante a análise, foram encontrados e-mails dele com autoridades de Moscou. As autoridades também não deram detalhes do que o homem estaria planejando realizar.