metropoles.com

Rússia revela que Isinbayeva pediu autorização para disputar Rio-2016

A atleta do salto com vara pediu para ser incluída na lista de exceções à suspensão imposta à Rússia, após a descoberta de vários casos de doping no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PAVEL GOLOVKIN/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Após suspensão de russos, Isinbayeva diz que processará quem acusá-la de se dopar
1 de 1 Após suspensão de russos, Isinbayeva diz que processará quem acusá-la de se dopar - Foto: PAVEL GOLOVKIN/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Yelena Isinbayeva parece ter mudado de ideia e pode disputar a Olimpíada do Rio ainda que seja proibida de representar a Rússia. Nesta quinta-feira, um porta-voz da Federação Russa de Atletismo (ARAF) revelou que a bicampeã olímpica do salto com vara solicitou à Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) para que seja incluída na lista de exceções à suspensão imposta à Rússia.

Alla Glushchenko disse à agência de notícias estatal russa TASS que Isinbayeva é uma das atletas russas que fez a solicitação à IAAF, que agora vai definir os atletas que poderão competir defendendo a bandeira do Comitê Olímpico Internacional (COI). Antes, ela havia afirmado categoricamente que só competiria no Rio-2016 se pudesse representar a Rússia.

No sábado, Vitaly Mutko, ministro do Esporte da Rússia, disse que “até 67 atletas” pediram à IAAF para serem incluídos na lista de exceções. É improvável, porém, que a entidade aprove a maioria desses competidores.

A entidade diz que pode permitir a participação no Rio-2016 a “quaisquer atletas que podem clara e convincentemente demonstrar que não estão contaminados pelo sistema russo porque estão fora do país e sujeitos a outros sistemas antidoping eficazes”. Esses atletas “devem ser capazes de se inscrever para a permissão para competir em competições internacionais, e não pela Rússia, mas como um atleta neutro.”

As diretrizes da IAAF sobre os russos vão se aplicar primeiro a nível continental, com o Campeonato Europeu, entre 6 e 10 de julho, em Amsterdã. Os Jogos do Rio serão entre 5 e 21 de agosto

Isinbayeva é dona do melhor resultado do ano no salto com vara ao ar livre. Ela participou apenas de uma competição, o Campeonato Russo, vencendo com 4,90m. Assim, ela está qualificada para o Rio-2016.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?