metropoles.com

Olimpíadas: Rússia é banida de competições esportivas por 4 anos

Punição é da Agência Mundial Antidopagem, que acusa o país de manipular resultados entregues em janeiro deste ano ao órgão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kevin C. Cox/Getty Images
Russia v Saudi Arabia: Group A – 2018 FIFA World Cup Russia
1 de 1 Russia v Saudi Arabia: Group A – 2018 FIFA World Cup Russia - Foto: Kevin C. Cox/Getty Images

A Agência Mundial Antidopagem (Wada) proibiu que o esporte russo participe dos principais eventos esportivos do planeta nos próximos quatro anos. A punição inclui os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, e a Copa do Mundo de futebol no Qatar, em 2022.

Na verdade, o país não pode participar, mas os atletas que conseguirem provar que estão “limpos” do escândalo do doping que tomou conta do país podem competir sob outra bandeira. A decisão foi tomada em Lausanne, na Suíça, de modo unânime.

A Wada decidiu que a Agência Antidopagem da Rússia (Rusada) não é compatível com os métodos internacionais. Mais do que isso, manipulou os resultados entregues à agência mundial em janeiro deste ano.

Os exames já eram uma exigência da Wada por causa do escândalo em 2018. Segundo investigações, o próprio Estado russo é suspeito de patrocinar o doping esportivo no país. A Rusada tem 21 dias para recorrer da decisão. O Tribunal de Arbitragem do Esporte (Cas) julgará o caso.

A punição se estende até 2032 para Jogos Olímpicos e Paralímpicos. No entanto, os atletas podem competir depois dos quatro anos de punição, mas o país não pode nem ter o direito de pedir para sediar um torneio desse tipo.

“Por muito tempo, o doping russo prejudicou o esporte limpo. A violação flagrante pelas autoridades russas das condições de restabelecimento de Rusada exigiu uma resposta robusta”, afirmou Craig Reedie, presidente da Wada.

Histórico

Não é a primeira punição russa. Em 2018, nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul, 168 atletas daquele país tiveram que competir sob uma bandeira neutra. Desde 2015, a Rússia também está proibida de participar de torneiros internacionais de atletismo.

Um detalhe: o time russo de futebol (imagem em destaque) está apto a participar da Euro 2020, o principal torneio europeu de futebol entre seleções. Isso porque a Uefa, que cuida da modalidade no continente, não é considerada uma organizadora de grandes eventos, quando o assunto é violação antidoping.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?