Ponto de partida. Revezamento da tocha olímpica começa por Brasília
Capital recebe a chama em 3 de maio, dando início a um percurso que passará por 329 cidades até chegar ao Rio de Janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
A Olimpíada do Rio de Janeiro 2016 começa por Brasília. Em 3 de maio, a capital federal dará início ao revezamento da tocha no País, em um percurso que passará por 329 cidades dos 26 estados, além do Distrito Federal, até chegar ao Estádio do Maracanã em 5 de agosto, quando o último condutor acenderá a Pira Olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos.
As cidades que participarão do revezamento foram anunciadas oficialmente na manhã desta quarta-feira (24/2), na sede do Comitê Rio 2016. Todas as capitais estão no trajeto. No evento, também foi exibido o uniforme dos condutores, predominantemente branco.
Brasília receberá a chama após ela ser acesa em 21 de abril em Olímpia, na Grécia, berço dos Jogos da Antiguidade. No Brasil, a tocha será carregada por pelo menos 12 mil condutores ao longo de cerca de 20 mil quilômetros, além de 10 mil milhas aéreas.
A capital federal é um dos 83 locais onde a tocha pernoitará e, por isso, haverá uma cerimônia de celebração ao fim do percurso, com shows musicais. Nesse evento, a chama será exposta em local público. Daqui, ela segue para as cidades goianas de Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Anápolis.
O trajeto completo em Brasília – e nas outras cidades – será divulgado posteriormente. Os condutores da tocha serão anunciados nos próximos meses pelo Comitê Organizador dos Jogos e pelos patrocinadores oficiais do revezamento.
O estádio Mané Garrincha vai receber jogos do futebol feminino e masculino.