metropoles.com

Relembre a carreira de Éder Jofre, tricampeão mundial de boxe

Ex-pugilista brasileiro morreu neste domingo (2/10), aos 86 anos, após travar luta contra a doença encefalopatia traumática crônica (ETC)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Brasil Olimpico Awards
1 de 1 Brasil Olimpico Awards - Foto: Getty Images

Morreu neste domingo (2/10), aos 86 anos, o ex-pugilista brasileiro Éder Jofre. Éder lutava contra uma doença degenerativa, diagnosticada em 2013.

Com uma brilhante carreira no boxe, o brasileiro é considerado uma lenda da modalidade. Relembre a carreira do tricampeão mundial de boxe:

4 imagens
O brasileiro é considerado uma lenda do boxe mundial
Jofre se destacou nos pesos pena e galo
Eder Jofre lutava contra a doença encefalopatia traumática crônica (ETC)
1 de 4

Eder Jofre morreu aos 86 anos

Getty Images
2 de 4

O brasileiro é considerado uma lenda do boxe mundial

Getty Images
3 de 4

Jofre se destacou nos pesos pena e galo

Getty Images
4 de 4

Eder Jofre lutava contra a doença encefalopatia traumática crônica (ETC)

Getty Images

A paixão pelo boxe foi herança de família na vida de Éder. O pai, Kid Jofre, era lutador e depois tornou-se treinador da modalidade. A mãe, Angelina, era da família Zumbano, referência no esporte. A estreia ocorreu em 1953, em um torneio amador. O começo da carreira profissional aconteceu quatro anos depois, com o brasileiro começando a se destacar no peso-galo.

Em 1960, Éder Jofre conquistou o primeiro cinturão mundial. Éder derrotou o mexicano Eloy Sanchez, em luta realizada nos Estados Unidos. Já em 1962, o brasileiro unificou o cinturão batendo o irlandês Johnny Caldwel, para delírio dos fãs no Ibirapuera.

Após defender e manter o cinturão por cinco anos, Éder Jofre perdeu o título em 1965, para o japonês Masahiko Harada. Jofre perdeu também a revanche e acabou se desmotivando dos ringues. O retorno aconteceu em 1969, já no peso-pena, devido à dificuldade de bater o peso nos galos.

Em 1973, em um retorno triunfal, o Galo de Ouro bateu o cubano José Legra, em Brasília, e voltou a conquistar o título mundial.

Hall da fama

Éder Jofre encerrou a carreira em 1976, com 75 vitórias, sendo 50 por nocaute, além de quatro empates técnicos e somente duas derrotas. Em 1992, o brasileiro teve o nome eternizado no Hall da Fama do Boxe de Canastota, em Nova Iorque.

E em 2021, voltou a ser imortalizado no Hall da Fama do Boxe da Costa Oeste dos EUA, se juntando a lendas do esporte como Muhammad Ali, George Foreman e Sugar Ray Leonard, entre outros.

 

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?