Referência na medicina esportiva retorna a Brasília após intercâmbio
Com passagens por times como o Universo e especializações fora do Brasil, Marcus Montenegro recebeu convite de “médico dos craques”
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos principais nomes da medicina esportiva do Brasil está de volta a Brasília. Após um ano vivendo em Portugal, para onde foi a convite de José Carlos Noronha, o “médico dos craques”, Marcus Montenegro regressou à capital onde poderá implementar os novos conhecimentos adquiridos na Europa.
Montenegro é conhecido dos atletas de Brasília. O médico fez parte da comissão técnica do Universo/Brasília, no período em que o time passou a dominar o cenário do basquete nacional, a começar pelo título do Campeonato Nacional de Basquete, em 2007, quando os brasilienses bateram o Franca (SP) na grande decisão. Com especializações fora do Brasil, em países como Estados Unidos, Alemanha e França, o ortopedista recebeu um convite praticamente irrecusável: o de acompanhar o trabalho do médico particular de ninguém menos que Cristiano Ronaldo, no Porto.
“Eu fui basicamente para acompanhar o dr. José Carlos Noronha, que é especialista em joelho e em atletas de alto rendimento. Lá, eu pude ver o tipo de tratamento que é utilizado em atletas como o Cristiano Ronaldo e também ver o que há de mais moderno em termos de tratamentos como terapia sanguínea e com células-tronco”, explicou.
Além de ligado ao Porto, Noronha também é médico da seleção portuguesa, além de ter tratado grandes nomes do futebol mundial, como o argentino Ángel Di Maria e o brasileiro naturalizado português Pepe.
Após 15 anos atuando em Brasília, Montenegro viu na ida para o Porto uma oportunidade de ampliar os horizontes profissionais e, por isso, decidiu se mudar com a família para a Europa por um ano. A ida ao país rendeu até mesmo alguns “souvenirs”. O médico recebeu, das mãos do próprio craque, uma camisa da seleção portuguesa autografada por Cristiano Ronaldo. O item posteriormente foi leiloado e rendeu R$ 7 mil para um projeto social de Samambaia.
Ainda no período em que esteve em Portugal, o médico recebeu a visita de personalidades até mesmo fora do esporte, como o cantor Durval Lelys.
Histórico no esporte
Além do período no Porto, o médico acumula passagens por times como o Universo/Brasília, no basquete, onde esteve por três temporadas e o Peixe/Mazza, equipe que representou a capital federal na Liga Futsal, o principal torneio brasileiro da modalidade, por um ano.