Real Madrid é o clube mais rico do mundo, diz estudo
Receita do clube merengue é de 31,4 milhões de euros (cerca de R$ 4,4 bilhões). Flamengo chegou perto dos top-30
atualizado
Compartilhar notícia
Um levantamento feito pela empresa Deloitte elencou os clubes mais ricos do mundo na temporada 2022/23. Segundo a lista, o Real Madrid lidera a lista com uma receita de 831,4 milhões de euros (aproximadamente R$ 4,4 bilhões). O Manchester City e o Paris Saint-Germain completam o top 3 da lista, que mostra os 30 clubes de maior poderio financeiro.
Os números e a lista fazem parte do relatório Football Money League, que é divulgado anualmente pela Deloitte. De acordo com a publicação, o Real Madrid apresentou um crescimento de 16% em relação à última lista. Este salto no faturamento fez com que a equipe reassumisse a liderança. Antes, o Barcelona esteve na primeira colocação por dois anos seguidos.
Para fazer o ranking, a Deloitte leva em conta três receitas: o valor arrecadado com ingressos para a temporada e bilheteria, os direitos de transmissão das diferentes competições que a equipe participa e o comercial, que leva em conta marketing, patrocínio e outros itens.
Dos clubes de fora da Europa, apenas dois estão próximos de atingir o nível de faturamento europeu. Segundo a lista, o Flamengo ficou próximo de chegar na lista dos 30. A Deloitte ainda destaca o crescimento notável de receita do Inter Miami após a contratação de Lionel Messi.
Confira o ranking completo: