Rayssa Leal é campeã mundial de street skate nos Emirados Árabes
Brasileira Rayssa Leal superou lesão na quinta-feira para conquistar o Mundial de Street Skate, na segunda versão do campeonato
atualizado
Compartilhar notícia
A brasileira Rayssa Leal, de 15 anos, conquistou neste domingo o Mundial de Street Skate em Sharjah, nos Emirados Árabes. Na final, ela fez 255.58 e ficou na frente da australiana Chloe Covell (253.51), de apenas 12 anos, e da japonesa Momiji Nishiya (253.30), respectivamente, prata e bronze.
Rayssa conseguiu superar uma luxação no braço, após cair nas sessões de treinamento da última quinta-feira (2/2). Mesmo assim, mostrou maturidade para vencer em uma final de nível bastante alto. Nessa fase decisiva, obteve 87.22 pontos em uma única bateria.
O Brasil também pôde comemorar a presença de mais duas brasileiras em uma final com oito atletas. Gabi Mazzeto ficou em sexto, enquanto Pâmela Rosa terminou na oitava posição.
A conquista de Rayssa é notável por alguns motivos. É o segundo Mundial oficialmente organizado pela World Skate. Era para ser no ano passado, no Rio de Janeiro, mas acabou cancelado – ou seja, Leal é campeã mundial de 2022. Na primeira versão, também no Rio, em 2021, as japonesas Aori Nishimura e Momiji Nishiya ficaram com outro e prata, enquanto a brasileira assegurou o terceiro lugar.
No fim da temporada passada, Leal levou o STU Open Rio e a Street League Skateboarding (SLS). Essa última competição sempre foi vista no mundo do skate como o verdadeiro Campeonato Mundial. Portanto, é como se a Fadinha tivesse “unificado” os títulos.
Confira a classificação final:
- Rayssa Leal (BRA) – 255.58
- Chloe Covell (AUS) – 253.51
- Momiji Nishiya (JAP) – 253.30
- Rizu Akama (JAP) – 251.91
- Funa Nakayama (JAP) – 240.79
- Gabi Mazzeto (BRA) – 221.45
- Paige Heyn (EUA) – 211.71
- Pâmela Rosa (BRA) – 126.52