metropoles.com

Rafael Macedo leva bronze e deixa Brasil em 3º no Grand Slam de Judô

O país verde e amarelo ficou atrás apenas de Geórgia e França. Países de destaque do esporte, Japão e Rússia não participaram.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Twitter Time Brasil
Rafael Macedo ganhou a medalha de bronza no Grand Slam de Judô
1 de 1 Rafael Macedo ganhou a medalha de bronza no Grand Slam de Judô - Foto: Divulgação/Twitter Time Brasil

O judoca Rafael Macedo conquistou um bronze na categoria até 90 kg, neste domingo, último dia de disputas do Grand Slam de Antalya, na Turquia, e deu ao Brasil a quinta medalha no torneio. Assim, o país encerra a participação com três bronzes, uma prata e um ouro conquistados ao longo de três dias de competição, no terceiro lugar da classificação geral, atrás apenas de Geórgia e França. Países de destaque do esporte, Japão e Rússia não participaram.

A trajetória de Macedo neste final de semana começou com um triunfo obre o sérvio Darko Brasnjovic. Na fase seguinte, teve pela frente um duelo com o holandês Noel Van T End, campeão mundial de 2019 e adversário pelo qual foi derrotado na disputa por equipes dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Desta vez, contudo, conseguiu a vitória.

Então, desbancou o israelense Li Kochman nas quartas de final, mas perdeu para o cubano Silva Morales na semifinal e foi para a disputa do bronze, vencida ao encaixar um ippon no canadense Krieber Gagnon. Morales ficou com o ouro, enquanto o georgiano Luka Maisuradze levou a prata. O outro bronze foi conquistado pelo húngaro Toth Krisztian.

“Essa medalha representa o início de um novo ciclo, que se Deus quiser vai ser muito vitorioso”, celebrou Macedo em entrevista à Confederação Brasileira de Judô (CBJ), lembrando as complicações que viveu no último ciclo, como a eliminação em apenas 30 segundos na categoria até 90 kg em Tóquio, diante do cazaque Islam Bozbayev.

O Brasil disputou outro bronze neste domingo, nos 100 kg, categoria que teve Rafael Buzacarini como representante. Ele disputou a medalha contra o sérvio Aleksander Kukolj e foi derrotado ao sofrer um wazari. Com isso, terminou o torneio na quinta colocação. Na disputa feminina, Mayra Aguiar, medalhista de bronze nos três últimos jogos olímpicos, não disputou medalhas em Antalya, na categoria até 78 kg, e ficou em sétimo lugar.

Antes da conquista de Rafael Macedo, o Brasil já havia conseguido quatro pódios. Guilherme Schmidt (até 81 kg) foi o único a conquistar a medalha de ouro, enquanto a única prata foi de Willian Lima (até 66 kg). Maria Portela (até 70 kg) e Jessica Lima (até 57 kg) conseguiram medalhas de bronze.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?