Fazendo história: veja avanços da luta de Vini Jr. contra o racismo
Entre os progressos, há condenações e banimentos de torcedores dos estádios devido à atos racistas contra o brasileiro Vini Jr.
atualizado
Compartilhar notícia
O brasileiro Vini Jr., atacante do Real Madrid, tem sido um protagonista na luta contra o racismo que ocorre dentro da La Liga. Desde a sua chegada no clube Galáctico, no meio de 2018, o atual camisa 7 sofreu inúmeros casos de preconceito pelo fato de ser preto.
Ele escolheu não abaixar a cabeça para o racismo e, em vez disso, optou por lutar em prol de seguir em silêncio. Apesar do sofrimento e das lágrimas, os protestos de Vini Jr., já surtiram alguns resultados positivos. E históricos.
Entre as conquistas da luta do atacante brasileiro está, por exemplo, a aprovação da lei Vinicius Jr., em 2023, para combater o racismo em eventos esportivos. Institucionalizada na Lei 12.957/2023, ela prevê a paralisação ou encerramento de partidas de futebol caso seja registrado ou denunciado algum ato racista no estádio ou arena.
Além da regra, três torcedores do Valencia, da Espanha, foram condenados a oito meses de prisão na Espanha por ataques racistas a Vini Jr., em maio de 2023, no estádio Mestalla. Eles também foram multados e banidos dos estádios.
Um homem foi condenado, nesta quinta-feira (26/9), a 12 meses de prisão por dirigir insultos racistas ao jogador Vini Jr., do Real Madrid. Contudo, a punição dele foi suspensa por um pedido de desculpas e treinamento contra discriminação. O homem, no entanto, ficará impedido de frequentar estádios por três anos.