metropoles.com

Quem foi Palhinha, um dos principais jogadores dos anos 1970

O histórico Palhinha faleceu nesta segunda-feira (17/7) em Belo Horizonte. O ex-atacante é o 3º maior artilheiro brasileiro da Libertadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Instagram
Imagem em preto e branco de Palhinha, ex-jogador de futebol - Metrópoles
1 de 1 Imagem em preto e branco de Palhinha, ex-jogador de futebol - Metrópoles - Foto: Divulgação/Instagram

Nesta segunda-feira (17/7), o futebol brasileiro perdeu Vanderlei Eustáquio de Oliveira, conhecido como Palhinha, um dos principais jogadores do anos 1970 e o terceiro maior artilheiro brasileiro da Copa Libertadores da América com 25 gols.

Palhinha foi revelado pelo Cruzeiro, clube que defendeu entre os anos de 1969 e 1976. Grande ídolo da história do clube Celeste, o ex-atacante marcou 145 gols e conquistou títulos como a Libertadores (1976), onde foi o artilheiro da competição com 13 tentos em 10 jogos disputados, e sete Campeonatos Mineiro (1968, 1969, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1976).

Vale lembrar que em 1975 ganhou o premio Bola de Pratada Revista Placar, concedido aos melhores jogadores e treinadores do Campeonato Brasileiro.

Em 1977, o ídolo cruzeirense se transferiu para o Corinthians por 1 milhão de dólares, maior transação da história do futebol brasileiro na época. Assim como em Minas Gerais, Palhinha também fez história no clube paulista.

Vestindo a camisa do Corinthians entre 1977 e 1980, Palhinha acertou as redes 44 vezes pelo Timão em 148 jogos. O ex-jogador foi um dos pilares da equipe que conquistou os Campeonatos Paulistas de 1977 e 1979.

Em 1980, voltou para Belo Horizonte, mas dessa vez para jogar pelo Atlético-MG, maior rival do Cruzeiro. Para quem pensava que a identificação com o clube que o revelou fosse ser um problema, Palhinha manteve o costume e caiu nas graças da torcida do Galo.

O ex-jogador fez parte de um dos maiores elencos da história do clube ao lado de atletas emblemáticos como Reinaldo, Éder e Pedrinho, time campeão mineiro e vice-campeão brasileiro de 1980.

Antes de se aposentar e virar treinador, Palhinha ainda teve passagens rápidas com as camisas de Santos, Vasco e América-MG.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?