Projeto de lei prevê medidas emergenciais para o setor esportivo
Proposta do deputado Felipe Carreras pretende evitar corte de serviços de espaços esportivos. Algumas modalidades já acenam com retomada
atualizado
Compartilhar notícia
Timidamente, as modalidades esportivas pelo mundo começam a pensar em uma retomada das atividades. Na Alemanha, por exemplo, o Campeonato Alemão já vem realizando as rodadas que haviam sido adiadas por causa da pandemia do novo coronavírus e se tornou um alento para os torcedores que ficaram “órfãos” das competições. No Brasil, um projeto de lei visa colaborar com a retomada das atividades esportivas.
A proposta do deputado federal Felipe Carreras (PSB) prevê que, enquanto perdurar a pandemia, não podem ser cortados serviços como água, energia elétrica e de telecomunicações de empresas que atuam no setor esportivo. O parlamentar espera ainda com o PL regulamentar que, durante a quarentena, treinos e competições só possam ser realizadas com autorização do Ministério da Saúde. A ideia é que a pasta torne seguro o retorno, não só para atletas, mas também para os torcedores.
Nessa segunda-feira (25/05), a Federação Internacional de Basquete (FIBA), lançou um comunicado que prevê o retorno das competições em um futuro próximo. A entidade que rege a modalidade no planeta apresentou no texto visão semelhante ao texto do parlamentar, deixando claro que “as diretrizes não pretendem substituir as diretrizes e nem as restrições dos governos e das autoridades de saúde pública”.
A entidade foi uma das primeiras a encerrar competições por causa da pandemia do novo coronavírus e, até o momento, viu torneios importantes serem adiados. O principal deles, naturalmente, foi o torneio olímpico, que deveria ser disputado em Tóquio neste ano. As Olimpíadas, entretanto, foram adiadas para 2021.
No futebol…
Os clubes brasileiros também ensaiam um retorno. O Flamengo gerou polêmica, mas já está de volta às atividades e a CBF afirmou que um protocolo será seguido na retomada das partidas. Não se sabe, entretanto, quando a temporada será retomada. Até o momento, nem mesmo os Campeonatos Estaduais chegaram ao fim. O Campeonato Brasileiro sequer teve início e a Copa Libertadores foi interrompida ainda durante a fase de grupos.