Pós-Euro e “janela”, seleções voltam a se enfrentar nas Eliminatórias
Veja como Itália, França, Inglaterra, Portugal, Alemanha, Espanha e Bélgica retornam para a briga por uma vaga na Copa de 2022
atualizado
Compartilhar notícia
As Eliminatórias Européias voltam com tudo nesta semana. As seleções retomam as disputas à partir desta quarta-feira (1º/9) em busca de uma vaga na Copa do Mundo do Catar no ano que vem.
Vamos fazer um raio x das principais seleções da Europa, falando de como está a situação na classificação, como foi na Euro e se seus craques trocaram de clube nessa janela de transferências maluca.
Itália
Campeã da Euro e com alguns de seus jogadores em alta em seus clubes, a Itália retoma as eliminatórias nesta quinta (2/9) contra a Bulgária. No domingo (5/9), será a vez do jogo contra a Suíça e no quarta (8/9) enfrentará a Lituânia.
Mancini convocou 34 jogadores, 24 deles estava na conquista da Euro. Apenas o lateral Leonardo Spinazolla, que se machucou durante a competição, que não estará presente, pois ainda se recupera da lesão no tendão de Aquiles.
O trio ítalo-brasileiro de Rafael Tolói, Jorginho e Emerson Palmieri chega com moral para a disputa dos compromissos.
Com 9 pontos, a Azzurra lidera o grupo o grupo C com três vitórias em três jogos.
Inglaterra
Vice-campeã da Eurocopa, a Inglaterra busca retomar a boa sequência que garantiu nas primeiras rodadas das eliminatórias após o duro golpe de perder a final para os italianos. Nesta sequência, os ingleses enfrentarão a Hungria, Andorra e Polônia, nos dias 2, 5 e 8 de setembro respectivamente.
Do grupo que participou da Euro, poucas mudanças por parte do técnico Gareth Southgate. A mais notável delas é o retorno do lateral Alexander-Arnold , do Liverpool, que não estava na lista que disputou o torneio.
A Inglaterra é o 1ª colocada no grupo I.
França
Depois de uma eliminação amarga e precoce nas oitavas de final da Euro, a França passou por episódios turbulentos nos bastidores. A queda para a Suíça nos pênaltis comprometeu o clima dentro do elenco. Uma briga entre a família de Rabiot com as famílias de Pogba e Mbappé ganharam os noticiários.
Didier Deschamps, técnico da França, precisará controlar os egos de suas estrelas para os compromissos das eliminatórias. Para as partidas contra Bósnia, Ucrânia e Cazaquistão, o treinador manteve Kanté, Pogba, Mbappé, Benzema e Griezmann na equipe.
Quem ficou de fora foi Giroud, que se transferiu do Chelsea para o Milan durante a janela de transferências. Deschamps optou por não chamar o centro avante. Tchouameni, Théo Hernandéz, Veretout e Diaby são novidades.
A França lidera o grupo D com 7 pontos, quatro a mais que a Ucrânia, 2ª na tabela.
Portugal
Outra seleção que acabou deixando a Euro antes do imaginado, Portugal volta agora suas atenções para não correr riscos de ficar fora da Copa do Mundo de 2022. Apesar de liderar o grupo A, os portugueses estão empatados no números de pontos com a Sérvia. As duas seleções tem 7 pontos cada.
Nesta quarta (1º/9), a equipe de Fernando Santos enfrentará a Irlanda. Depois, volta à campo na terça (7/9) para jogar contra o Azerbaijão.
A maior novidade pelo lado português, é que agora, dois de seus principais jogadores estão na mesma equipe. Com Cristiano Ronaldo de volta ao Manchester United, ele e Bruno Fernandes passam a ser companheiros de clube, aumentando o entrosamento e facilitando a vida de Fernando Santos. Esperar pra ver o que a dupla pode aprontar.
Alemanha
Iniciando um novo ciclo, a Alemanha retoma as Eliminatórias depois de cair nas oitavas da Euro. Agora sob o comando de Hansi Flick, a tetra campeã do mundo terá como primeiros adversários nesta nova etapa Liechstein, na quinta (2/9), Armênia no domingo (5/9) e Islândia na próxima quarta (8/9).
E somar pontos nesses compromisso é fundamental, porque os alemães estão na 3ª colocação com apenas seis pontos, três a menos que a Armênia, líder do grupo J.
Bélgica
Liderando o grupo E com 7 pontos somados, a Bélgica terá pela frente a Estônia na quinta (2/9), a República Tcheca no domingo (5/9) e Belarus na próxima quarta (8/9).
De resto, 18 dos 24 jogadores que estiveram na Eurocopa estarão nos jogos das Eliminatórias. Para estes compromissos a equipe belga não contará com De Bruyne e Mertens, dois jogadores titulares. Com isso, nomes como os dos irmãos Hazard e de Romelu Lukaku são a principal esperança de vitória da seleção.
O centro avante, inclusive, está de casa nova. Lukaku deixou a Inter rumo ao Chelsea, e já chegou fazendo gol no clássico contra o Arsenal. Com o camisa 9 em bom momento, as chances de bola na rede ficam ainda maiores.
Espanha
Depois de cair nas semis da Euro e perder a final das Olimpíadas para o Brasil, a Fúria volta aos seus compromissos em partida contra Suécia na quinta (2/9), pelo grupo B. Depois, a seleção espanhola pega a Geórgia no domingo (5/9) e o Kosovo na quarta da próxima semana (8/9).
Mais uma vez, Luis Henrique optou por não convocar nenhum jogador do Real Madrid. Sergio Ramos, que agora é zagueiro do Paris Saint-Germain, também não está na lista de convocados.
Por conta da grande quantidade de jogos na última temporada, Pedri, do Barcelona, ganhou um descanso e também não foi chamado para a disputa dos jogos.
A Espanha lidera o grupo B com 7 pontos.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.