metropoles.com

Pós-Euro e “janela”, seleções voltam a se enfrentar nas Eliminatórias

Veja como Itália, França, Inglaterra, Portugal, Alemanha, Espanha e Bélgica retornam para a briga por uma vaga na Copa de 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Laurence Griffiths/Getty Images
Itália
1 de 1 Itália - Foto: Laurence Griffiths/Getty Images

As Eliminatórias Européias voltam com tudo nesta semana. As seleções retomam as disputas à partir desta quarta-feira (1º/9) em busca de uma vaga na Copa do Mundo do Catar no ano que vem.

Vamos fazer um raio x das principais seleções da Europa, falando de como está a situação na classificação, como foi na Euro e se seus craques trocaram de clube nessa janela de transferências maluca.

Itália

Campeã da Euro e com alguns de seus jogadores em alta em seus clubes, a Itália retoma as eliminatórias nesta quinta (2/9) contra a Bulgária. No domingo (5/9), será a vez do jogo contra a Suíça e no quarta (8/9) enfrentará a Lituânia.

Mancini convocou 34 jogadores, 24 deles estava na conquista da Euro. Apenas o lateral Leonardo Spinazolla, que se machucou durante a competição, que não estará presente, pois ainda se recupera da lesão no tendão de Aquiles.

O trio ítalo-brasileiro de Rafael Tolói, Jorginho e Emerson Palmieri chega com moral para a disputa dos compromissos.

Com 9 pontos, a Azzurra lidera o grupo o grupo C com três vitórias em três jogos.

Inglaterra

Vice-campeã da Eurocopa, a Inglaterra busca retomar a boa sequência que garantiu nas primeiras rodadas das eliminatórias após o duro golpe de perder a final para os italianos. Nesta sequência, os ingleses enfrentarão a Hungria, Andorra e Polônia, nos dias 2, 5 e 8 de setembro respectivamente.

Do grupo que participou da Euro, poucas mudanças por parte do técnico Gareth Southgate. A mais notável delas é o retorno do lateral Alexander-Arnold , do Liverpool, que não estava na lista que disputou o torneio.

A Inglaterra é o 1ª colocada no grupo I.

França

Depois de uma eliminação amarga e precoce nas oitavas de final da Euro, a França passou por episódios turbulentos nos bastidores. A queda para a Suíça nos pênaltis comprometeu o clima dentro do elenco. Uma briga entre a família de Rabiot com as famílias de Pogba e Mbappé ganharam os noticiários.

Didier Deschamps, técnico da França, precisará controlar os egos de suas estrelas para os compromissos das eliminatórias. Para as partidas contra Bósnia, Ucrânia e Cazaquistão, o treinador manteve Kanté, Pogba, Mbappé, Benzema e Griezmann na equipe.

Quem ficou de fora foi Giroud, que se transferiu do Chelsea para o Milan durante a janela de transferências. Deschamps optou por não chamar o centro avante. Tchouameni, Théo Hernandéz, Veretout e Diaby são novidades.

A França lidera o grupo D com 7 pontos, quatro a mais que a Ucrânia, 2ª na tabela.

Portugal

Outra seleção que acabou deixando a Euro antes do imaginado, Portugal volta agora suas atenções para não correr riscos de ficar fora da Copa do Mundo de 2022. Apesar de liderar o grupo A, os portugueses estão empatados no números de pontos com a Sérvia. As duas seleções tem 7 pontos cada.

Nesta quarta (1º/9), a equipe de Fernando Santos enfrentará a Irlanda. Depois, volta à campo na terça (7/9) para jogar contra o Azerbaijão.

A maior novidade pelo lado português, é que agora, dois de seus principais jogadores estão na mesma equipe. Com Cristiano Ronaldo de volta ao Manchester United, ele e Bruno Fernandes passam a ser companheiros de clube, aumentando o entrosamento e facilitando a vida de Fernando Santos. Esperar pra ver o que a dupla pode aprontar.

Alemanha

Iniciando um novo ciclo, a Alemanha retoma as Eliminatórias depois de cair nas oitavas da Euro. Agora sob o comando de Hansi Flick, a tetra campeã do mundo terá como primeiros adversários nesta nova etapa Liechstein, na quinta (2/9), Armênia no domingo (5/9) e Islândia na próxima quarta (8/9).

E somar pontos nesses compromisso é fundamental, porque os alemães estão na 3ª colocação com apenas seis pontos, três a menos que a Armênia, líder do grupo J.

Bélgica

Liderando o grupo E com 7 pontos somados, a Bélgica terá pela frente a Estônia na quinta (2/9), a República Tcheca no domingo (5/9) e Belarus na próxima quarta (8/9).

De resto, 18 dos 24 jogadores que estiveram na Eurocopa estarão nos jogos das Eliminatórias. Para estes compromissos a equipe belga não contará com De Bruyne e Mertens, dois jogadores titulares. Com isso, nomes como os dos irmãos Hazard e de Romelu Lukaku são a principal esperança de vitória da seleção.

O centro avante, inclusive, está de casa nova. Lukaku deixou a Inter rumo ao Chelsea, e já chegou fazendo gol no clássico contra o Arsenal. Com o camisa 9 em bom momento, as chances de bola na rede ficam ainda maiores.

Espanha

Depois de cair nas semis da Euro e perder a final das Olimpíadas para o Brasil, a Fúria volta aos seus compromissos em partida contra Suécia na quinta (2/9), pelo grupo B. Depois, a seleção espanhola pega a Geórgia no domingo (5/9) e o Kosovo na quarta da próxima semana (8/9).

Mais uma vez, Luis Henrique optou por não convocar nenhum jogador do Real Madrid. Sergio Ramos, que agora é zagueiro do Paris Saint-Germain, também não está na lista de convocados.

Por conta da grande quantidade de jogos na última temporada, Pedri, do Barcelona, ganhou um descanso e também não foi chamado para a disputa dos jogos.

A Espanha lidera o grupo B com 7 pontos.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?