Nos pênaltis, França quebra tabu de 24 anos e chega à semi na Eurocopa
Em cobrança de pênaltis emocionante, a França venceu Portugal por 5 x 4 após empate sem gols no tempo regulamentar e na prorrogação
atualizado
Compartilhar notícia
Em uma das partidas mais movimentadas da Eurocopa até aqui, a França quebrou tabu de 24 anos e superou Portugal nos pênaltis, por 5 x 4, para chegas às semifinais do torneio. Os franceses não passavam de fase em uma Copa ou Euro após empate no tempo regulamentar desde os anos 2000. Com o resultado, seleção francesa e espanhola se enfrentam nas semis da competição.
Nos pênaltis, Dembelé converteu a primeira cobrança da França, igualada na sequência em batida segura de Cristiano Ronaldo por Portugal. Em seguida, Kolo Muani recolocou os franceses em vantagem, mas o placar voltou à igualdade após penalidade de Bernardo Silva.
Na terceira cobrança da França, Koundé mandou no ângulo de Diogo Costa e colocou os Bleus na vantagem após João Félix errar o primeiro pênalti da noite. Na sequência, Barcola manteve o nível de boas cobranças dos franceses e manteve a seleção à frente. Nuno Mendes acertou a quarta penalidade para Portugal, mas Theo Hernandéz mandou no ângulo do goleiro português e levou a França às semifinais.
O jogo
Com um início de jogo conservador para os dois lados, Portugal e França protagonizaram um primeiro tempo de poucas chances para os dois lados. Os lusitanos terminaram os 45 minutos iniciais com uma vantagem ligeira na posse de bola e mais finalizações ao gol, mas foram pouco efetivos.
Na segunda metade da partida, as seleções se atiraram ao ataque e fizeram um final de jogo eletrizante. Com chances claras para os dois lados, Maignan e Diogo Costa foram essenciais para manter a igualdade no placar. Em lance heroico, o zagueiro português Rúben Dias também foi responsável por salvar a campanha portuguesa ao bloquear chute de Kolo Muani.
Prorrogação
Após empate sem gols no tempo regulamentar, Portugal manteve o controle da posse de bola no primeiro tempo da prorrogação, que teve as defesas de ambas equipes como grandes protagonistas do confronto. Do outro lado, a França sofreu com o desfalque de Mbappé, que foi substituído com dores na face.
Na segunda metade da prorrogação, franceses e portugueses chegaram perto da meta, mas foram pouco efetivos nas finalizações e terminaram na disputa de pênaltis para definir a partida.