“O pôquer é uma analogia da vida”, explica jogador profissional
Brasileiro Rafael Moraes que representa o país no EPT Barcelona refletiu sobre habilidades importantes tanto na vida quanto no pôquer
atualizado
Compartilhar notícia
Barcelona – O jogador profissional de pôquer Rafael Moraes, um brasileiro que participa do European Poker Tour (EPT) Barcelona representando o Brasil no torneio do PokerStars, tem como uma de suas missões desmistificar o esporte para iniciantes.
Desde que saiu do mundo do xadrez e se embrenhou pelas mesas de feltro, o brasileiro também se dedica a ensinar para pessoas dos mais variados níveis de experiência dicas sobre como começar e melhorar no esporte.
Entre uma de suas lições, está o conceito fundamental de que você precisa estar muito bem preparado mentalmente para enfrentar os altos e baixos do pôquer. Não apenas ao longo da carreira mas até mesmo durante um único torneio.
“Durante um torneio existe muito disso: ‘Ganhei um all-in, ganhei dois all-ins, fiquei gigante. Aí, de repente, perdi um all-in, perdi dois all-ins, fiquei pequeno’, ilustra o jogador.
“O próprio torneio de pôquer é quase uma analogia da vida. As aleatoriedades, e você tomar as melhores decisões sempre, ir trabalhando com isso”, explica Rafa.
“Trabalhando com momentos em que você está bem e em que você está ruim. Eu sempre falo que jogar pôquer ou viver a vida no modo ‘fácil’ é moleza. É muito tranquilo quando está tudo bem no seu relacionamento, quando você está com a sua família estruturada, é fácil. Mas e no difícil? E quando tem um monte de dificuldade? De onde você tira a força e como é que faz para se tornar uma pessoa e um jogador melhores? Porque aí é que faz a diferença. É ali que você vê quem é o jogador de nível mundial ou uma pessoa em evolução”, continua.
“Eu sempre levo essas analogias pensando na parte mental, na parte psicológica de eu ser uma pessoa melhor. Porque se você for uma pessoa melhor mesmo, em evolução, como um ser humano mesmo, a chance de você se tornar um jogador de pôquer melhor é muito grande”, reflete Moraes.
Calendário europeu
O EPT Barcelona é a terceira parada do calendário europeu de eventos do PokerStars. O torneio, que já passou por Paris e Monte-Carlo, ainda vai desembarcar em Chipre (outubro) e Praga (dezembro).
Para acompanhar mais informações sobre a competição, acesse a página no Instagram do PokerStars.
A repórter viajou a convite do PokerStars.