Fórmula 1: pilotos correm por Senna em circuito repleto de homenagens
Ayrton Senna sofreu acidente fatal 30 anos atrás em Ímola, circuito que constantemente presta homenagens ao tricampeão de Fórmula 1
atualizado
Compartilhar notícia
A cidade de Ímola é especial por vários motivos. Um deles é a paixão pela Fórmula 1 e pelas lendas do esporte. Ainda que seja uma comuna italiana, o carinho deles é imenso por um brasileiro específico – Ayrton Senna. O tricampeão de F1 tem, inclusive, estátua próximo ao local em que é disputado o Grande Prêmio da Emilia-Romagna.
Senna morreu em um acidente 30 anos atrás enquanto disputava o antigo GP de San-marino, em Ímola. Desde então, a comuna faz constantes homenagens ao ídolo da Fórmula 1, que deixou um legado eterno. Todos os anos, fãs do esporte se reúnem ao redor da estátua de Senna para prestar tributo ao piloto, três vezes vencedor da prova italiana.
As homenagens ao piloto continuam com o GP da Emilia-Romagna, que ocorre neste domingo (19/5), a partir das 10h (horário de Brasília). A prova de Ímola é a sétima da temporada de 2024 e será transmitida pela plataforma de streaming da F1.
Histórico
O piloto Max Verstappen, da Red Bull, está confiante para vencer mais um GP desta temporada. Ele vai largar em primeiro em Ímola, uma vez que conquistou a pole position na prova de qualificação, do último sábado (18/5). Além de colocá-lo na primeira posição para a corrida, a pole do holandês o faz empatar com Ayrton Senna no número de oito vitórias consecutivas em prova de qualificação.
Os atuais pilotos que compõem o grid da F1 e outras lendas do esporte, como Sebastian Vettel, fizeram caminhada para homenagear o brasileiro, na última quinta-feira (16/5). Todos estavam vestidos com as cores que remetem ao capacete de Senna.
A caminhada terminou na Variante Tamburello, local em que Senna sofreu a colisão fatal. Além da caminhada, Vettel participará de mais uma homenagem ao ídolo brasileiro e pilotará o MP4/8, último carro dirigido por Senna na McLaren, antes da largada da corrida em Ímola neste domingo.
Além da caminhada, uma imensa bandeira com a legenda de “Senna 30 Years” está estendida de frente para o grid de largada, desde março. Ela ficará de frente para o Autódromo Enzo e Dino Ferrari até o começo de junho.
Confira como ficou o grid de largada:
- Max Verstappen, da Red Bull;
- Oscar Piastri, da McLaren;
- Lando Norris, da McLaren;
- Charles Leclerc, da Ferrari;
- Sergio Perez, da RedBull;
- George Russell, da Mercedes;
- Yuki Tsunona, da Racing Bulls
- Lewis Hamilton, da Mercedes;
- Daniel Ricciardo,da RacingBulls;
- Nico Hulkenberg,da Haas;
- Sergio Perez; Red Bull;
- Sebastian Ocon, da Alpine;
- Lance Stroll, da Aston Martin;
- Alexander Albon, da Williams;
- Pierre Gasly, da Alpine;
- Valtteri Bottas, da Sauber;
- Guanyu Zhou, da Sauber;
- Kevin Magnussen, da Haas;
- Logan Sargeant, da Williams;
- Fernando Alonso, da Aston Martin.
Classificação antes do GP da Emilia-Romagna
Atualmente, Verstappen é líder, com 136 pontos, seguido por seu companheiro de equipe Sergio Perez com 103. Charles Leclerc, da Ferrari, está em terceiro lugar com 98. Lando Norris, da McLaren, e Carlos Sainz, da Ferrari, estão empatados com 83 pontos.