metropoles.com

GP do Catar: pilotos fazem prova de resistência contra calor

O campeonato de construtores da Fórmula 1 ainda está em aberto, mas os pilotos da categoria precisam se preocupar com o calor do Catar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Foto colorida de George Russel, a bordo da Mercedes, durante treino para o GP do Catar de Fórmula 1 - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de George Russel, a bordo da Mercedes, durante treino para o GP do Catar de Fórmula 1 - Metrópoles - Foto: Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Apesar de Max Verstappen, da Red Bull, ter se tornado tetracampeão da Fórmula 1 ao chegar em quinto lugar em Las Vegas, ainda há muito em jogo nesta temporada. Neste domingo (1º/12), os pilotos farão uma prova de resistência contra o calor do Grande Prêmio do Catar. A corrida principal será a partir de 13h (horário de Brasília).

O calor do circuito de Lusail é tão intenso que, no ano passado, alguns atletas passaram mal antes, durante e depois da prova, que ocorreu na madrugada local. Em condições normais, o assento do piloto de F1 pode chegar a 60º. No calor do Oriente Médio, porém, a temperatura pode ser ainda maior.

Diante de tamanho desafio, o francês Esteban Ocon, ainda na Alpine, vomitou dentro do capacete durante a corrida de 2023. Logan Sargeant, ainda na Williams, abandonou a prova com sintomas de desidratação. Fernando Alonso terminou a prova com queimaduras nas costas ao somar o calor ambiente com o do carro. Outros automobilistas relataram perda de consciência durante a prova.

Este ano, porém, o GP do Catar ocorre no fim de novembro, quando a temperatura do país começa a cair. Logo, as chances de problemas por calor são menores.

Fim do jejum

O GP do Catar ficará marcado pelo fim do jejum de Max Verstappen. O holandês foi o melhor na classificação e largará na primeira posição. Lando Norris é o segundo e Charles Leclerc larga na terceira colocação. O já campeão da temporada não conquistava uma pole desde o GP da Áustria, em junho.

O campeonato de construtores ainda está em aberto. McLaren, Ferrari e Red Bull disputam qual escuderia levará a premiação de cerca de 140 milhões dólares (R$687 milhões). Veja tabela de construtores:

1) McLaren, 623 pontos;
2) Ferrari, 593;
3) Red Bull, 556;
4) Mercedes, 434;
5) Aston Martin, 86;
6) Haas, 52;
7) Alpine, 49;
8) Racing Bulls, 46;
9) Williams, 17;
10) Sauber, 0.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?