Piloto de helicóptero de Kobe tentou manobra antes do acidente
Aeronave teria ganho uma altitude de 700 metros antes de perder contato com o radar
atualizado
Compartilhar notícia
O Comitê Nacional de Segurança do Transporte (NTSB, em inglês), organismo que investiga o acidente de helicóptero que matou Kobe Bryant e mais oito pessoas, informou na noite dessa segunda-feira (27/01/2020) que, pouco antes da queda, o piloto da aeronave tentou fazer uma manobra para ganhar altitude e evitar uma camada de nuvens.
Durante o voo, o piloto operava sob “regras especiais de visibilidade de voo”, permitindo ao condutor navegar em condições climáticas piores do que aquelas autorizadas pelas regras padrão.
Em determinado momento, o piloto Ara Zobayan teria solicitado um procedimento no qual os controladores ficam em contato regular com uma aeronave e podem ajudá-los a navegar. Instantes depois, os controladores perguntaram o que Zobayan pretendia fazer, mas não obtiveram resposta.
Os dados do radar indicam que o helicóptero teria ganho uma elevação de 700 metros e começado uma curva descendente à esquerda. O contato da aeronave com o radar foi perdido por volta das 9h45 (14h45 de Brasília).
Além das condições climáticas, os investigadores não descartam que outros problemas tenham influenciado no acidente.