metropoles.com

PF e Ibama resgatam macaco-prego na casa de ex-jogador do Bahia

Operação foi deflagrada na cidade de Camaçari, na Bahia, e resgatou o animal na casa do atacante Kayky Chagas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Instagram
Imagem colorida do jogador Kayky e sua esposa com o macaco no colo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do jogador Kayky e sua esposa com o macaco no colo - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Instagram

Uma operação conjunta da Polícia Federal com o Ibama resgatou nessa quinta-feira (31/8), um macaco-prego em um condomínio em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, na Bahia. O imóvel é do jogador Kayky Chagas, ex-Bahia. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão após uma denúncia de tráfico de animais.

A operação, batizada de Sapajus, resgatou o animal e o encaminhou para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama. O macaco-prego passará por uma reabilitação para que ele seja devolvido para a natureza.

O jogador exibia o animal em algumas postagens em suas redes sociais. Ele chegou a criar um perfil para o macaco, chamado de Cesar Pipico, onde eram compartilhadas fotos e vídeos. A página, no entanto, foi deletada.

Em nota, a PF informou que o animal estaria sendo criado graças a uma documentação falsa. O mandado para o cumprimento da operação foi expedido pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia. A Polícia Federal destacou ainda no comunicado os problemas que esse tipo de prática podem acarretar.

“O tráfico de animais silvestres causa enorme prejuízo à fauna brasileira, criando graves desequilíbrios ambientais, inclusive em ecossistemas protegidos, e podendo expor determinadas espécies ao risco de extinção. Desta forma, a criação de animais silvestres somente é permitida quando adquiridos de criadores comerciais registrados no Ibama, que possuam Cadastro Técnico Federal (CFT) e autorização no Sistema Nacional de Gestão de Fauna (SisFauna)”, destaca um trecho da nota.

Aos 20 anos, Kayky Chagas foi revelado pelo Fluminense e foi comprado pelo Manchester City, que emprestou o atleta para o Bahia. O jogador retornou ao clube inglês em agosto deste ano, mas não está jogando por conta de uma lesão no joelho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?