Perto da semifinal, Palmeiras pode bater recorde na Libertadores
Caso confirme a classificação, o Palmeiras chegará à marca histórica de 11 semifinais pela Copa Libertadores da América
atualizado
Compartilhar notícia
Com um pé e meio na classificação, o Palmeiras pode chegar a uma marca histórica nesta quarta-feira (30/8). Caso confirme o seu lugar nas semifinais, diante do Deportivo Pereira, o Alviverde pode se tornar o time brasileiro com mais semifinais na história da Copa Libertadores.
Pelo jogo de ida, o Palmeiras foi à Colômbia e goleou o Deportivo Pereira por 4 x 0, comprovando seu favoritismo e deixando a classificação ainda mais próxima.
Tricampeão da Libertadores, o Palmeiras já foi semifinalista do campeonato 10 vezes na história, e pode chegar ao feito inédito, entre times brasileiros, de chegar aos quatro melhores times da América pela 11ª vez.
O atual recorde já pertence ao Alviverde, que divide a marca com São Paulo e Grêmio, ambos também com 10 semifinais no currículo.
Atingida na última temporada, a marca de 10 semifinais do Alviverde foi conquistada em ocasiões e times bem diferentes entre si, relembre alguns dos elencos que contribuíram à marca do Verdão:
Academia de imortais
Pela primeira vez na sua história competindo pela Taça Libertadores, em 1961, o time imortal do Palmeiras de Djalma dos Santos, Julinho Botelho e cia chegou à final da competição em feito inédito.
Batendo o Independiente, da Argentina, a equipe atingiu sua primeira semifinal. Por um lugar na grande decisão, o time de imortais do futebol brasileiro enfrentou o Independiente Santa Fe, da Colômbia, e venceu por 6 x 3 no placar agregado.
Apesar do grande feito, o Palmeiras perdeu a final para o glorioso Peñarol de Maidana, que teve sua única derrota durante a campanha para a equipe uruguaia, em Montevidéu, por 1 x 0.
A primeira Glória Eterna
No antigo Estádio Palestra Itália, o Palmeira conquistou sua primeira Copa Liberadores em 1999. A equipe histórica comandada por Luiz Felipe Scolari foi a segunda colocada do grupo que tinha Corinthians, Cerro Porteño e Olimpia.
Após embates históricos com Vasco e Corinthians nas oitavas e quartas de final, o Verdão chegou às semis e se deparou com o poderoso River Plate de Sorín e Gallardo. Apesar da derrota na Argentina, por 1 x 0, o porco não se deixou abater e derrotou o clube argentino em casa por 3 x 0.
Na final, depois de uma derrota fora de casa por 1 x 0, na Colômbia, pelo jogo de ida, o Palmeiras fez história. O jogo que terminou no tempo regular por 2 x 1, obrigou o Verdão e o Deportivo Cali a disputarem o título nos pênaltis. Nos pés de Zapata e na movimentação do herói Marcos, um chute para fora consagrou o Palmeiras campeão.
A era Abel Ferreira
Técnico do Palmeiras desde 2020, Abel Ferreira chegou ao Brasil como promessa, sem nenhuma conquista como treinador. Desde então, o português vem escrevendo história em verde e branco, e já pintou a América com as cores do Alviverde em duas oportunidades.
Campeão em 2020 e 2021, o Palmeiras de Abel Ferreira já se provou contra as maiores equipes da América do Sul, e chegou às semifinais em todas as três ocasiões em que esteve na competição com o treinador no seu comando.
Vencendo o River Plate em 2020 e o Atlético Mineiro em 2021, o Palmeiras conquistou o tricampeonato da Copa Libertadores nos dois anos em que avançou de fase nas semifinais.
Em 2022, depois de confronto acirrado com o Athletico PR, o Verdão caiu ainda nas semis da Libertadores pela primeira vez desde que Abel Ferreira assumiu o comando técnico da equipe.
Onde assistir
Com a possibilidade de conquistar o feito histórico, Abel Ferreira pode levar o Verdão a mais uma semifinal. Palmeiras e Deportivo Pereira se encontram nesta quarta-feira (30/8), às 21:30h, no Allianz Parque, pelo jogo de volta das quartas de final da Libertadores da América.
A partida será transmitida na TV aberta pela Globo, na TV fechada, pela ESPN e no streaming do Star+.