metropoles.com

Perto da semifinal, Palmeiras pode bater recorde na Libertadores

Caso confirme a classificação, o Palmeiras chegará à marca histórica de 11 semifinais pela Copa Libertadores da América

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro Vilela/Getty Images
imagem colorida do time do Palmeiras antes do jogo contra o Atlético Mineiro- Metrópoles
1 de 1 imagem colorida do time do Palmeiras antes do jogo contra o Atlético Mineiro- Metrópoles - Foto: Pedro Vilela/Getty Images

Com um pé e meio na classificação, o Palmeiras pode chegar a uma marca histórica nesta quarta-feira (30/8). Caso confirme o seu lugar nas semifinais, diante do Deportivo Pereira, o Alviverde pode se tornar o time brasileiro com mais semifinais na história da Copa Libertadores.

Pelo jogo de ida, o Palmeiras foi à Colômbia e goleou o Deportivo Pereira por 4 x 0,  comprovando seu favoritismo e deixando a classificação ainda mais próxima.

Tricampeão da Libertadores, o Palmeiras já foi semifinalista do campeonato 10 vezes na história, e pode chegar ao feito inédito, entre times brasileiros, de chegar aos quatro melhores times da América pela 11ª vez.

O atual recorde já pertence ao Alviverde, que divide a marca com São Paulo e Grêmio, ambos também com 10 semifinais no currículo.

Atingida na última temporada, a marca de 10 semifinais do Alviverde foi conquistada em ocasiões e times bem diferentes entre si, relembre alguns dos elencos que contribuíram à marca do Verdão:

Academia de imortais

Pela primeira vez na sua história competindo pela Taça Libertadores, em 1961,  o time imortal do Palmeiras de Djalma dos Santos, Julinho Botelho e cia chegou à final da competição em feito inédito.

Batendo o Independiente, da Argentina, a equipe atingiu sua primeira semifinal. Por um lugar na grande decisão, o time de imortais do futebol brasileiro enfrentou o Independiente Santa Fe, da Colômbia, e venceu por 6 x 3 no placar agregado.

Apesar do grande feito, o Palmeiras perdeu a final para o glorioso Peñarol de Maidana, que teve sua única derrota durante a campanha para a equipe uruguaia, em Montevidéu, por 1 x 0.

A primeira Glória Eterna

No antigo Estádio Palestra Itália, o Palmeira conquistou sua primeira Copa Liberadores em 1999. A equipe histórica comandada por Luiz Felipe Scolari foi a segunda colocada do grupo que tinha Corinthians, Cerro Porteño e Olimpia.

Após embates históricos com Vasco e Corinthians nas oitavas e quartas de final, o Verdão chegou às semis e se deparou com o poderoso River Plate de Sorín e Gallardo. Apesar da derrota na Argentina, por 1 x 0, o porco não se deixou abater e derrotou o clube argentino em casa por 3 x 0.

Na final, depois de uma derrota fora de casa por 1 x 0, na Colômbia, pelo jogo de ida, o Palmeiras fez história. O jogo que terminou no tempo regular por 2 x 1, obrigou o Verdão e o Deportivo Cali a disputarem o título nos pênaltis. Nos pés de Zapata e na movimentação do herói Marcos, um chute para fora consagrou o Palmeiras campeão.

A era Abel Ferreira

Técnico do Palmeiras desde 2020, Abel Ferreira chegou ao Brasil como promessa, sem nenhuma conquista como treinador. Desde então, o português vem escrevendo história em verde e branco, e já pintou a América com as cores do Alviverde em duas oportunidades.

Campeão em 2020 e 2021, o Palmeiras de Abel Ferreira já se provou contra as maiores equipes da América do Sul, e chegou às semifinais em todas as três ocasiões em que esteve na competição com o treinador no seu comando.

Vencendo o River Plate em 2020 e o Atlético Mineiro em 2021, o Palmeiras conquistou o tricampeonato da Copa Libertadores nos dois anos em que avançou de fase nas semifinais.

Em 2022, depois de confronto acirrado com o Athletico PR, o Verdão caiu ainda nas semis da Libertadores pela primeira vez desde que Abel Ferreira assumiu o comando técnico da equipe.

Onde assistir

Com a possibilidade de conquistar o feito histórico, Abel Ferreira pode levar o Verdão a mais uma semifinal. Palmeiras e Deportivo Pereira se encontram nesta quarta-feira (30/8), às 21:30h, no Allianz Parque, pelo jogo de volta das quartas de final da Libertadores da América.

A partida será transmitida na TV aberta pela Globo, na TV fechada, pela ESPN e no streaming do Star+.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?