Pernambucanos dominam a Maratona do Rio no feriado de 15 de novembro
No retorno da corrida de rua, depois de um ano e cinco meses, atletas percorreram 42 quilômetros por vários pontos turísticos da cidade
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – Dois pernambucanos foram os destaques no retorno da Maratona do Rio após um ano e cinco meses sem um dos maiores eventos de rua do mundo. Na manhã desta segunda-feira, feriado de 15 de novembro, Justino Pedro da Silva e Mirela Saturino de Andrade cruzaram a linha de chegada no Aterro do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro, na primeira posição entre os homens e as mulheres, respectivamente.
Os mais de 4 mil corredores contaram com a ajuda do sol, que se manteve firme em todo o feriadão e abrilhantou ainda mais o trajeto por vários pontos turísticos do Rio de Janeiro.
Justino Pedro concluiu a prova dos 42 quilômetros em 2h13min31s. O segundo colocado foi Edson Amaro Arruda dos Santos, da mesma equipe, que chegou três minutos depois. O terceiro lugar ficou para o Samir Souza Nascimento, que competiu pela equipe de Taubaté (SP).
Já entre as mulheres, Mirela Saturino finalizou a Maratona do Rio com o tempo de 2h44min51s. Rejane Ester Bispo da Silva terminou em segundo lugar, com o tempo de 2h46min58s. Em terceiro lugar, ficou Marina Gomes, fechou em 3h04min01s.
Esta foi a primeira corrida de rua da América Latina na retomada das atividades durante a pandemia da Covid-19. Na edição de 2021, a Maratona do Rio teve 20.114 atletas inscritos para os eventos, sendo 101 (0,5%) estrangeiros, 13.543 (67%) fluminenses e 6.470 (32%) de outros estados do país.
O número é metade dos participantes da última edição, que aconteceu em junho de 2019.
Atleta morre
No domingo, durante a meia maratona, um homem, que não teve sua identidade revelada, sentiu-se mal próximo à linha de chegada da prova de 21 quilômetros e morreu. O atleta amador chegou a receber atendimento médico e ser levado ao hospital, mas não resistiu.
“A direção do Hospital Municipal Souza Aguiar informa que o paciente, vítima de mal súbito, deu entrada na unidade trazido por ambulância. Infelizmente, não resistiu e faleceu”, relatou a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde.