metropoles.com
Paris 2024

Em Paris, Brasil busca o melhor resultado da história em Paralimpíadas

Brasil terá a maior delegação da sua história em Paralimpíadas, com 280 atletas. Expectativa é superar desempenho nos Jogos de Tóquio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alessandra Cabral/CPB
RICARDO MENDONÇA E EDSON CAVALCANTE - Treino do Atletismo em Troyes, cidade onde a delegação brasileira faz aclimatação antes dos Jogos Paralímpicos, na França
1 de 1 RICARDO MENDONÇA E EDSON CAVALCANTE - Treino do Atletismo em Troyes, cidade onde a delegação brasileira faz aclimatação antes dos Jogos Paralímpicos, na França - Foto: Alessandra Cabral/CPB

Os Jogos Paralímpicos de Paris começam na próxima quarta-feira (28/8) e o Brasil estará presente em 20 modalidades, sendo representado por 280 atletas, sendo 255 competidores com deficiência, 19 atletas-guia (18 do atletismo e um do triatlo), um timoneiro do remo, três calheiros da bocha e dois goleiros do futebol de cegos. É a maior delegação da história do esporte paralímpico brasileiro em uma edição dos Jogos, superando os 278 atletas que estiveram no Rio 2016.

A primeira vez do Brasil em paralimpíadas foi em 1972, nos jogos de Heidelberg, que, na época, pertencia à Alemanha Ocidental. Naquela edição, a quarta da história, a delegação brasileira saiu sem medalhas. Contudo, quatro anos depois, em Toronto, veio a primeira conquista: Robson Sampaio e Luiz Carlos da Costa ficaram com a medalha de prata no Lawn Bowls, uma modalidade que se assemelha à bocha, mas praticada na grama.

De lá para cá, o Brasil se tornou uma potência do esporte paralímpico, subindo ao pódio em quase todas as edições dos Jogos (com exceção e Arnhem 1980, nos Países Baixos, além da edição de Heidelberg).

Em Tóquio 2020, disputado em 2021 por conta da pandemia de Covid, a delegação brasileira conseguiu o seu melhor resultado. Foram 22 ouros, 20 pratas e 30 bronzes, um total de 72 medalhas conquistadas em terras japonesas.

Com a maior delegação da história, a expectativa para o Brasil em Paris é de superar o desempenho em Tóquio em medalhas e em colocação. Em 2021, o Brasil ficou com a 7ª posição no quadro de medalhas. O mesmo ocorreu em Londres 2012.

Em quais as modalidades o Brasil terá representantes?

O Brasil estará presente nas Paralimpíadas de Paris em 20 modalidades: atletismo, badminton, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goallball, hipismo, halterofilismo, judô, natação, remo, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

As Paralimpíadas de Paris 2024 acontecem entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro, na capital francesa. Assim como nos Jogos Olímpicos, a cerimônia de abertura deve ser realizada fora de um estádio, ocorrendo na avenida Champs-Elysées.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?