Paratleta do DF disputará Panamericano de rúgbi em cadeira de rodas
Além de ir em busca do título, José Higino compartilhou sobre a importância do esporte em sua vida e sobre o projeto social que desenvolve
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil inicia nesta segunda-feira (7/3) a busca por um título inédito, o do Pan-Americano de rúgbi em cadeira de rodas, que será disputado em Medelín, na Colômbia. Entre os 12 atletas que vão defender a seleção, está um representante do Distrito Federal. José Higino, camisa 6 da equipe, está entre os jogadores que compõe o elenco.
José revela que a expectativa é boa para a competição deste ano, que é uma das mais importantes do calendário, já que garante três vagas para o Mundial da Dinamarca, que ocorrerá em outubro. Com 11 anos de seleção, ele conta o que espera da competição.
“O Brasil hoje é o 9º colocado no ranking mundial. Participamos da Paralimpíada do Rio, em 2016. Estamos em 3º aqui na América do Sul. Nosso grande desafio será garantir uma medalha, que nos dará a chance de disputar o Mundial”, contou.
E ele ainda contou que a equipe brasileira já tem um rival em especial.
“A Colômbia, sem dúvida. Perdemos a última disputa de bronze para eles, vencer eles vai ter um gosto especial, sem dúvidas”, destacou.
José conta que sofreu um acidente em uma praia quando tinha 17 anos. Ele quebrou a coluna e precisou da cadeira de rodas. Desde 2010 ele treina no Centro Paralímpico, onde atua pelo BSB Quad Rugby, sua equipe E logo de cara foi chamado para as disputas da modalidade. José comentou sobre a importância da modalidade em sua vida.
“O esporte foi fundamental para eu conhecer meu corpo, minhas capacidades, entender que eu poderia fazer muito mais coisas do que eu achava que poderia antes de conhecer o esporte. Então foi muito importante conhecer pessoas com lesões semelhantes, sem contar todas as oportunidades de viagens que pude fazer por conta do rúgbi. É demais”, completou.
Higino e os demais competidores vão disputar o Pan-americano à partir de quarta (9/3), quando entram em quadra para enfrentar o Canadá. A equipe ainda terá outros 4 compromissos para garantir a vaga na grande final. Vale destacar que o Brasil já garantiu o bronze nessa disputa.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes