metropoles.com

Paralimpíadas: vice-mundial, Parré melhora tempo em evento no DF

Correndo em casa, o paraibano radicado no Distrito Federal desde a infância, reduziu o tempo de 15s05, registrado no Japão, para 15s01

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Parré, corredor paralímpico
1 de 1 Parré, corredor paralímpico - Foto: Divulgação

O Meeting Paralímpico foi palco para o atleta Ariosvaldo da Silva, conhecido como Parré, 46, melhorar a marca alcançada no Mundial de Kobe, no Japão, em maio, nos 100m da classe T53 (cadeirantes), oportunidade em que garantiu a medalha de prata. Correndo em casa, o paraibano radicado no Distrito Federal desde a infância, reduziu o tempo de 15s05, registrado no Japão, para 15s01 na pista do Centro Integrado de Educação Física (CIEF).

O Distrito Federal teve tanto provas para o alto rendimento como também disputas para atletas em desenvolvimento, com Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos do projeto Centros de Referência do CPB, com idade de 7 a 10 anos). O Centro Integrado de Educação Física (CIEF) recebeu 199 competidores do atletismo, 33 do halterofilismo e 24 da bocha. Além disso, o Clube do Exército teve provas com 66 nadadores e a Federação de Tiro com Arco do Distrito Federal sediou disputas com 22 arqueiros.

“A gente já chegou em uma fase de treinamento que agora é cuidar para não perder essa pegada, para não perder o foco e manter essa velocidade. É preciso continuar com esse tempo para chegar em uma final nos Jogos Paralímpicos de Paris e brigar por um pódio”, disse Parré, representante da ADD/SP e que já fez 14s64 nessa mesma prova, em abril deste ano, em São Paulo. Aos 18 meses de idade, Ariosvaldo teve poliomielite e ficou com os membros inferiores paralisados.

“O resultado foi muito bom, o que mostra que estamos na direção correta. Esses eventos servem para verificar se estamos no caminho certo, e estamos”, ressaltou o atleta, que também venceu a prova dos 400m (53s11) em Brasília.

Meeting Paralímpico em 2024

A temporada do Meeting Paralímpico começou em fevereiro, com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Aracaju (SE), Recife (PE), Palmas (TO), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Natal (RN), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Boa Vista (RR), Teresina (PI), São Luís (MA), Manaus (AM), Macapá (PA) e Belém (PA). Além disso, foi realizada uma etapa em Pilar (AL). A competição termina a temporada em São Paulo, de 20 a 22 de junho.

Neste ano, o evento oferece mais modalidades e terá passado por todas as capitais brasileiras até o próximo final de semana.

O Meeting Paralímpico tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?