Paralimpíadas: Arthur Silva conquista o ouro no judô em Paris
Na grande final, Arthur Silva imobilizou o britânico Daniel Powell para conquistar a medalha olímpica
atualizado
Compartilhar notícia
Nos Jogos Paralímpicos de Paris, Arthur Silva, líder do ranking mundial, conquistou o ouro no Judô na classe 90kg J1, para atletas com comprometimento total da visão. O título olímpico inédito veio após o brasileiro bater o britânico Daniel Powell, neste sábado (7/9).
Arthur Silva começou o bem o embate buscando ataques. Com isso, o brasileiro foi superior e gerou uma punição de shido para o britânico por falta de combatividade.
Em seguida, Arthur achou uma entrada e pontuou um waza-ari com a utilização da técnica ko-soto-gari. Na queda, o brasileiro já imobilizou e neutralizou Daniel Powell por mais dez segundos com yoko-shiho-gatame para garantir a medalha de ouro.
A campanha de Arthur até o ouro começou por Turgun Abidiev, do Uzbequistão, derrotado pelo brasileiro por ippon. Na semifinal diante do turco turco Yasmin Cinciler, Silva levou a melhor com um Waza-ari e depois um Ippon.
Aos dois anos de idade, o campeão olímpico começou a perder a visão por conta de retinose pigmentar, ficando cego aos 18 anos. Antes de perder a visão, ainda na adolescência, Arthur Cavalcante começou a treinar Judô.