Daniel Dias conquista prata e chega a 19 medalhas paralímpicas
Brasileiro ficou em segundo lugar nos 100 metros peito SB4 e se aproxima de recorde histórico da modalidade. Chinês Junsheng Li levou o ouro
atualizado
Compartilhar notícia
O brasileiro Daniel Dias conquistou no domingo (11/9) a 19ª medalha paralímpica de sua carreira. A prata nos 100m peito SB4 aproxima o nadador de um recorde histórico da modalidade. O australiano Matthew Cowdrey conquistou 23 medalhas entre Atenas-2004 e Londres-2012 e é o maior medalhista da natação na história dos Jogos, mas não compete no Rio-2016.
Na prova de domingo, a chegada foi emocionante. Daniel largou na frente, mas foi superado pelo chinês Junsheng Li antes da virada. Nos 50m finais, o brasileiro apertou e o rival parecia cansado, mas conseguiu segurar a vantagem por 17 décimos de segundo. Junsheng Li fez 1min35s96, contra 1min36s13 de Daniel Dias.“Eu quase alcancei o chinês. Se tivesse mais um pouquinho de piscina eu teria alcançado. Mas ele (Junsheng Li) fez uma grande prova, é um grande adversário e tem que ser respeitado”, disse Daniel, feliz com o espetáculo oferecido ao torcedor. “Foi ótimo, mostra que o esporte paralímpico é legal de assistir”.
Daniel já ganhou quatro medalhas no Rio de Janeiro, sendo uma de ouro, duas de prata e uma de bronze. Historicamente, ele tem 11 de ouro, seis de prata e duas de bronze. Já os australiano tem 13 de ouro, sete de prata e três de bronze. O brasileiro ainda compete em cinco provas no Rio 2016, e caso suba ao pódio em todas elas será o maior medalhista da natação paralímpica em todos os tempos.