Para defender título, Bia Ferreira estreia em Mundial de boxe feminino
Com quatro brasileiras, o campeonato começou na segunda-feira (9/5), em Istambul, Turquia, e tem Bia Ferreira como destaque
atualizado
Compartilhar notícia
A medalhista olímpica Beatriz Ferreira estreia, nesta quinta-feira (12/5), no Campeonato Mundial de boxe feminino, em Istambul, Turquia. A competição começou na segunda (9/5) e vai até o dia 20 de maio. Além de Bia, atual campeã do mundo de até 60 kg, as brasileiras Jucielen Cerqueira, Caroline Almeida e Viviane Pereira também disputam por título. As três competem nas categorias 52 kg, 57 kg e 75 kg, respectivamente.
O campeonato acontece, geralmente, de dois em dois anos. Entretanto, devido à pandemia de Covid-19, teve um hiato maior. O evento é o mais importante da modalidade após a Olimpíada de Tóquio, que aconteceu em 2021, e conta com 419 atletas de 93 países.
Em defesa do título
A baiana e medalhista olímpica Bia Ferreira enfrenta Badmaarag Ganzorig, da Mongólia, em sua primeira luta da competição.
Depois de Tóquio, a brasileira conquistou, em setembro de 2021, o título mundial militar de boxe, em uma vitória unânime sobre a venezuela Krisandi Rios Ojeda, em Moscou, na Rússia. Para ser campeã, Beatriz Ferreira venceu três adversárias na competição: Aizhan Khojabekova, do Cazaquistão, a russa Nune Asatrian e a usbeque Raykhona Kodirova.
Bia usou combinações rápidas e precisas, sem dar oportunidade para a adversária e mostrando novamente um boxe de alto nível.
Agora, entrando como um dos destaques, a brasileira busca manter o legado conquistado em 2019, quando superou a chinesa Cong Wang e se sagrou a segunda brasileira a ganhar o título mundial de boxe na história.
Ferreira e Ganzorig se enfrentam às 8h, com transmissão no Canal Olímpico.
Estreias com vitória
Na quarta-feira (11/5), Jucielen Romeu e Caroline Almeida fizeram suas estreias com vitórias, sem grandes dificuldades, e avançaram às oitavas de final da competição nas suas categorias.
Jucielen foi a primeira a duelar. Contra a queniana Beatrice Akoth Ouma, a vitória da brasileira foi por decisão unânime: quatro dos cinco árbitros escolheram Romeu como superior no primeiro round por 10 x 9, enquanto apenas um deu 10 x 8. No assaltos seguintes, o placar foi de 10 x 8 para todos os juízes. Agora, ela enfrenta a colombiana Yeni Marcela Arias nas oitavas de final deste sábado (14/5).
Já Caroline venceu também por unanimidade a czaque Angelina Lukas. A brasileira teve uma vitória tranquila e enfrenta, nas oitavas, a turca Beyza Saracoglu ou a dominicana Miguelina Garcia neste domingo (15/5).
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes