metropoles.com

Para defender título, Bia Ferreira estreia em Mundial de boxe feminino

Com quatro brasileiras, o campeonato começou na segunda-feira (9/5), em Istambul, Turquia, e tem Bia Ferreira como destaque

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Buda Mendes/Getty Images
Beatriz Ferreira
1 de 1 Beatriz Ferreira - Foto: Buda Mendes/Getty Images

A medalhista olímpica Beatriz Ferreira estreia, nesta quinta-feira (12/5), no Campeonato Mundial de boxe feminino, em Istambul, Turquia. A competição começou na segunda (9/5) e vai até o dia 20 de maio. Além de Bia, atual campeã do mundo de até 60 kg, as brasileiras Jucielen Cerqueira, Caroline Almeida e Viviane Pereira também disputam por título. As três competem nas categorias 52 kg, 57 kg e 75 kg, respectivamente.

O campeonato acontece, geralmente, de dois em dois anos. Entretanto, devido à pandemia de Covid-19, teve um hiato maior. O evento é o mais importante da modalidade após a Olimpíada de Tóquio, que aconteceu em 2021, e conta com 419 atletas de 93 países.

Em defesa do título

A baiana e medalhista olímpica Bia Ferreira enfrenta Badmaarag Ganzorig, da Mongólia, em sua primeira luta da competição.

Depois de Tóquio, a brasileira conquistou, em setembro de 2021, o título mundial militar de boxe, em uma vitória unânime sobre a venezuela Krisandi Rios Ojeda, em Moscou, na Rússia. Para ser campeã, Beatriz Ferreira venceu três adversárias na competição: Aizhan Khojabekova, do Cazaquistão, a russa Nune Asatrian e a usbeque Raykhona Kodirova.

Bia usou combinações rápidas e precisas, sem dar oportunidade para a adversária e mostrando novamente um boxe de alto nível.

Agora, entrando como um dos destaques, a brasileira busca manter o legado conquistado em 2019, quando superou a chinesa Cong Wang e se sagrou a segunda brasileira a ganhar o título mundial de boxe na história.

Ferreira e Ganzorig se enfrentam às 8h, com transmissão no Canal Olímpico.

Estreias com vitória

Na quarta-feira (11/5), Jucielen Romeu e Caroline Almeida fizeram suas estreias com vitórias, sem grandes dificuldades, e avançaram às oitavas de final da competição nas suas categorias.

Jucielen foi a primeira a duelar. Contra a queniana Beatrice Akoth Ouma, a vitória da brasileira foi por decisão unânime: quatro dos cinco árbitros escolheram Romeu como superior no primeiro round por 10 x 9, enquanto apenas um deu 10 x 8. No assaltos seguintes, o placar foi de 10 x 8 para todos os juízes. Agora, ela enfrenta a colombiana Yeni Marcela Arias nas oitavas de final deste sábado (14/5).

Já Caroline venceu também por unanimidade a czaque Angelina Lukas. A brasileira teve uma vitória tranquila e enfrenta, nas oitavas, a turca Beyza Saracoglu ou a dominicana Miguelina Garcia neste domingo (15/5).

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?