metropoles.com

Pai de campeão olímpico é acusado de abuso e violência

Homem treinou seus sete filhos atletas, inclusive um medalhista olímpico em Tóquio, e é investigado agredir os jovens

atualizado

Compartilhar notícia

Tim Clayton/Corbis via Getty Images
Imagem colorida do campeão olímpico Jakob Ingebrigtsen - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do campeão olímpico Jakob Ingebrigtsen - Metrópoles - Foto: Tim Clayton/Corbis via Getty Images

O pai de um campeão olímpico é acusado de abusar fisicamente um de seus sete filhos. Entre eles está o atleta Jakob Ingebrigtsen, atual campeão olímpico dos 1.500m e mundial dos 5.000m. Além de pai, Gjert Ingebrigtsen era treinador do medalhista olímpico.

Jakob e seus irmãos Filip e Henrik, também atletas de alto nível, escreveram uma coluna no jornal norueguês Verdens Gang, em outubro de 2023, para acusar seu pai e ex-técnico de “agressão, controle e violência física como parte de sua educação”. “Ele tirou a alegria deles pelo esporte que antes amavam”, escreveram.

Na sequência desta denúncia, a polícia norueguesa iniciou uma investigação contra Gjert Ingebrigtsen e, nesta segunda-feira (29/4), o acusou de ter abusado física e mentalmente de outro dos seus filhos mais novos, sem revelar a identidade das vítimas.

O Verdens Gang relatou que o abuso ocorreu durante um período de quatro anos e incluiu ameaças, coerção além de ter atingido o filho com uma toalha molhada em pelo menos uma ocasião.

Terese Braut Våge, chefe da polícia no sudeste da Noruega, disse à Associated Press que os casos envolvendo cinco outras supostas vítimas foram arquivados “com base nas provas” e porque o prazo de prescrição expirou.

O advogado de Gjert Ingebrigtsen, John Christian Elden, afirmou que seu cliente, de 58 anos, “discorda da apresentação dos fatos” e “consequentemente não admite culpa criminal”.

Campeão olímpico se separa do pai

Três filhos, Jakob, Filip e Henrik, se separaram profissionalmente do pai em 2022. Gjert Ingebrigtsen passou então a treinar Narve Gilje Nordås, bronze mundial no Bodapest 2023, campeonato para o qual Gjert não obteve o credenciamento da Federação Norueguesa de Atletismo.

Tore Øvrebø, chefe da organização que supervisiona os esportes olímpicos na Noruega, disse que Gjert Ingebrigtsen também não seria autorizado a fazer parte da equipe norueguesa nos Jogos de Paris deste verão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?