Pai de campeão olímpico é acusado de abuso e violência
Homem treinou seus sete filhos atletas, inclusive um medalhista olímpico em Tóquio, e é investigado agredir os jovens
atualizado
Compartilhar notícia
O pai de um campeão olímpico é acusado de abusar fisicamente um de seus sete filhos. Entre eles está o atleta Jakob Ingebrigtsen, atual campeão olímpico dos 1.500m e mundial dos 5.000m. Além de pai, Gjert Ingebrigtsen era treinador do medalhista olímpico.
Jakob e seus irmãos Filip e Henrik, também atletas de alto nível, escreveram uma coluna no jornal norueguês Verdens Gang, em outubro de 2023, para acusar seu pai e ex-técnico de “agressão, controle e violência física como parte de sua educação”. “Ele tirou a alegria deles pelo esporte que antes amavam”, escreveram.
Na sequência desta denúncia, a polícia norueguesa iniciou uma investigação contra Gjert Ingebrigtsen e, nesta segunda-feira (29/4), o acusou de ter abusado física e mentalmente de outro dos seus filhos mais novos, sem revelar a identidade das vítimas.
O Verdens Gang relatou que o abuso ocorreu durante um período de quatro anos e incluiu ameaças, coerção além de ter atingido o filho com uma toalha molhada em pelo menos uma ocasião.
Terese Braut Våge, chefe da polícia no sudeste da Noruega, disse à Associated Press que os casos envolvendo cinco outras supostas vítimas foram arquivados “com base nas provas” e porque o prazo de prescrição expirou.
O advogado de Gjert Ingebrigtsen, John Christian Elden, afirmou que seu cliente, de 58 anos, “discorda da apresentação dos fatos” e “consequentemente não admite culpa criminal”.
Campeão olímpico se separa do pai
Três filhos, Jakob, Filip e Henrik, se separaram profissionalmente do pai em 2022. Gjert Ingebrigtsen passou então a treinar Narve Gilje Nordås, bronze mundial no Bodapest 2023, campeonato para o qual Gjert não obteve o credenciamento da Federação Norueguesa de Atletismo.
Tore Øvrebø, chefe da organização que supervisiona os esportes olímpicos na Noruega, disse que Gjert Ingebrigtsen também não seria autorizado a fazer parte da equipe norueguesa nos Jogos de Paris deste verão.