metropoles.com
Paris 2024

Paris 2024: Willian Lima, do judô, garante 1ª medalha para o Brasil

Vitória contra o cazaque Gusman Kyrgyzbayev garantiu o judoca brasileiro Willian Lima na final da categoria até 66kg masculina

atualizado

Compartilhar notícia

Wander Roberto/COB
Imagem colorida do judoca brasileiro finalista em Paris, Willian Lima- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do judoca brasileiro finalista em Paris, Willian Lima- Metrópoles - Foto: Wander Roberto/COB

O judoca brasileiro Willian Lima (foto em destaque) brilhou na manhã deste domingo (28/7) na Arena Champs de Mars e vai à final da categoria até 66kg. Aos 24 anos, o atleta venceu o cazaque Gusman Kyrgyzbayev no golden score e assegurou a medalha de prata, a primeira para o Time Brasil, em Paris.

Willian foi agressivo desde o início da luta, enquanto o cazaque veio com abordagem mais conservadora e cautelosa. Com apenas um minuto de combate, Kyrgyzbayev foi punido com um shido. Logo na sequência, o brasileiro seguiu ofensivo e o adversário foi punido novamente.

Apesar da agressividade, Lima não conseguia nenhuma entrada e a luta foi para o golden score. Na reta final do combate, Willian garantiu um bom ataque, mas não derrubou o rival. Na sequência, o paulista colocou Kyrgyzbayev de costas no chão, garantiu o ippon e a vaga na final.

Quem é o William Lima
O atleta de 24 anos é um dos destaques da categoria meio-leve do Brasil. Natural de Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, ele treina judô desde os 6 anos de idade. Seu sonho era ser nadador, mas devido a sua altura (1,65m) foi aconselhado a seguir nos tatames.

Ele conquistou três medalhas de ouro no Pan-americano, em 2021, 2022 e em 2024. Também foi campeão mundial na disputa para atletas com menos de 21 anos. O judoca é 3º sargento da Marinha e também se destacou em competições militares. Ele foi bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.

Em 2023, nasceu o primeiro filho do atleta, Dom. O pequeno tinha apenas 28 dias quando ele lutou no Chile. Muito emocionado, Willian dedicou a medalha ao filho e à esposa, Maria Júlia. “Eu comecei a ter uma força e motivação maior ainda pelo nosso filho pois eu não sonho mais sozinho, é um sonho olímpico de nós três”, declarou o papai à sua família no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?