Vídeo: favorita do judô é eliminada já nas 8ª de final e se desespera
A japonesa Uta Abe foi campeã em Tokio 2021 e não perdia uma luta desde 2019
atualizado
Compartilhar notícia
A chave feminina do judô deste domingo proporcionou uma das maiores zebras das Olimpíadas de Paris 2024, com a derrota por ippon de Uta Abe, a atual campeã olímpica.
Nas oitavas de final do judô, categoria 52kg, Uta, que é tetracampeã mundial, foi eliminada para Diyora Keldiyorova, do Uzbequistão, após sofrer um ippon, principal golpe da arte marcial.
A luta se construía de maneira tranquila para Uta, que tinha a vantagem com um waza-ari. Porém, restando 50 segundos para o fim, Diyora conseguiu um ippon surpreendente, esticando o pé esquerdo para levar a multicampeã ao chão.
Favorita ao ouro, a atleta de 24 anos tinha cinco anos de invencibilidade. Após a derrota, a atleta ficou sem reação e se jogou na lateral do tatame e ficou chorando, aos gritos. Amparada pelo treinador, a japonesa se mostrou relutante para deixar a arena e, quando saiu, foi aplaudida por torcedores.
Assista:
DE CORTAR O CORAÇÃO!
A judoca japonesa Uta Abe, campeã olímpica em Tóquio e grande favorita ao ouro na categoria abaixo de 52kg, emocionou o público presente na Arena Champ-de-Mars neste domingo.
A japonesa caiu aos prantos ao ser eliminada na disputa das oitavas de final… pic.twitter.com/OvKfqebazY
— Japão日本FC (@japaofcbr) July 28, 2024
Abe conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, na categoria de 52kg — com vitória sobre a brasileira Larissa Pimenta nas oitavas — e a prata na equipe mista. Ela também foi campeã mundial em 2018, 2019, 2022 e 2023.