Conheça atletas da Coreia do Norte que podem ser punidos por selfie
No pódio do tênis de mesa por duplas mistas das Olimpíadas, atletas da Coreia do Norte sorriram para foto ao lado de sul-coreano
atualizado
Compartilhar notícia
Uma selfie inofensiva entre atletas da Coreia do Norte e Coreia do Sul pode resultar em punição para os norte-coreanos, segundo o portal sul-coreano Daily NK. A selfie ocorreu durante o pódio do tênis de mesa por duplas mistas nas Olimpíadas de Paris 2024.
Na ocasião, os chineses Chuqin Wang e Yingsha Sun, ficaram com o ouro, os norte-coreanos Jong Sik Ri e Kim Kum-yong, com a prata, e os sul-coreanos Jonghoon Lim e Yubin Shi, com o bronze. Da selfie, apenas os atletas coreanos participaram.
Apesar de ter sido um momento diplomático, a dupla norte-coreana se submeteu a um escrutínio ideológico, prática destinada a avaliar o comportamento de cidadãos que estiveram em contato com um ambiente longe do controle do regime do país. As consequências, que são avaliadas pelo governo do local, para o ato podem incluir punições políticas ou administrativas.
Saiba quem são os atletas que podem ser punidos:
Jong Sik Ri
Um dos mesatenistas é o jovem Jong Sik Ri, de 24 anos, que competiu internacionalmente pela primeira vez em 2015, no Campeonato Asiático de Tênis de Mesa Júnior e Cadete. Ele, e sua parceira, foram a última dupla a se classificar para os Jogos Olímpicos de Paris ao desbancar a equipe Japonesa, classificada em segundo lugar globalmente.
Kim Kum-yong
A dupla de Jong Sik Ri é a jovem Kim Kum-yong, de 23 anos, que participou da primeira competição internacional no DPR Korea Open em 2018. Ela é medalhista de prata no Campeonato Asiático de Tênis de Mesa Júnior e Cadete de 2019.
Kim é conhecida por usar um tipo raro de raquete de tênis de mesa , com borracha longa e com espinhas na parte traseira, que segundo a Reuters “pegou muitos atletas de ponta desprevenidos” nas Olimpíadas.