Olimpíadas: veja o que a Seleção Feminina precisa para classificação
Na última rodada da fase de grupos do futebol feminino, a Seleção olímpica encara a Espanha, campeã do mundo nesta quarta-feira (31/7)
atualizado
Compartilhar notícia
Em jogo decepcionante, a Seleção Brasileira de futebol feminino viu a classificação escapar pelos dedos no último domngo (28/7), após virada do Japão em menos de cinco minutos. Com a derrota para as japonesas, a Amarelinha depende de um bom resultado contra a Espanha, atual campeã do mundo, na última rodada da fase de grupos do futebol feminino nas Olimpíadas de Paris.
Brasil e Espanha se encaram em Bordeaux nesta quarta-feira (31/7). Nigéria e Japão se enfrentam em Nantes.
Líder do Grupo C, com seis pontos, a seleção espanhola já está classificada para a próxima fase da competição. O Japão figura na 2ª colocação, pela vantagem no confronto direto contra o Brasil, atual 3° colocado. A Nigéria é a lanterna do grupo, sem nenhum ponto na tabela.
Nos possíveis cenários da última rodada, a melhor chance do Brasil seria a vitória diante da Espanha, que levaria as brasileiras à classificação direta. Em caso de empate, a Seleção depende de garantir uma das duas melhores campanhas do 3° lugar.
Veja os diferentes cenários em que o Brasil pode se classificar:
Vitória diante da Espanha: assegura classificação e pode levar o 1° lugar do Grupo C caso vença por dois ou mais gols de diferença
Empate com a Espanha: assegura classificação, no mínimo, como um dos dois melhores terceiros
Derrota para a Espanha: neste caso, o Brasil dependeria de uma derrota da Nigéria para o Japão, para tentar avançar como uma das melhores terceiras colocadas.
O pior dos mundos
No pior cenário, uma derrota do Brasil para a Espanha e vitória da Nigéria contra o Japão poderia levar a Seleção Feminina a terminar na lanterna do Grupo C. Neste caso, japonesas, brasileiras e nigerianas terminariam com três pontos cada e dependeriam dos critérios de desempate para solucionar as posições da tabela de classificação.
Neste caso, o critério de desempate que resolveria a situação seria o de saldo de gols. Em caso de igualdade no parâmetro, a segunda pontuação avaliada é gols pró e a terceira a quantidade de cartões amarelos e vermelhos por seleção. Em caso de empate em todos os critérios anteriores, a definição da classificada será feita via sorteio.