Rebeca Andrade quebra silêncio sobre polêmica do bronze no solo
A ginasta norte-americana Jordan Chiles perdeu a medalha de bronze para Ana Barbosu após recurso da Federação Romena
atualizado
Compartilhar notícia
Durante participação no programa Mais Você, Rebeca Andrade quebrou silêncio e falou sobre polêmica envolvendo a medalha de bronze no pódio do salto, em que levou o ouro olímpico. O assunto veio à tona após Ana Maria Braga iniciar conversa sobre a reverência de Jordan Chiles e Simone Biles à brasileira.
“Está uma confusão. A gente não sabe como vai ser o final. As meninas pediram recurso de notas, para poderem rever tudo o que está acontecendo. Mas eu não sei mesmo como a FIG (Federação Internacional de Ginástica) vai resolver isso”, afirmou Rebeca.
A polêmica teve início com cena de Ana Barbosu, que estava comemorando a medalha de bronze, ver a nota de Jordan Chiles sendo revisada e perceber que havia perdido o posto para a adversária. A ginasta romena deixou o ginásio em prantos após perder o lugar no pódio nos últimos segundos de competição.
Inicialmente, Jordan recebeu 13.666 de pontuação, o que colocava a norte-americana na 5ª posição. No entanto, a Federação Norte-Americana de ginástica entrou com recurso para revisão de nota, que foi aceito, aumentado a nota da norte-americana para 13.766.
Após o incidente, a Federação Romena de Ginástica acionou a Corte Arbitral do Esporte, que considerou irregular o acréscimo na nota de Chiles, dando, assim, o bronze de volta para Ana Barbosu. Rebeca Andrade ficou com o ouro na prova, e Simone Biles, com a prata.