metropoles.com
Paris 2024

No auge da polêmica, França e Argentina se enfrentam nas Olimpíadas

As duas equipes entram em campo nesta sexta-feira (2/8), pelas quartas de final do futebol masculino, após polêmica de música racista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marc Atkins/Getty Images e Claudio Villa/Getty Images
Imagem de Lacazette e Thiago ALmada- Metrópoles
1 de 1 Imagem de Lacazette e Thiago ALmada- Metrópoles - Foto: Marc Atkins/Getty Images e Claudio Villa/Getty Images

De tempos em tempos, algumas rivalidades se acirram no futebol mundial. Uma das mais evidentes no momento está entre as seleções de futebol da França e da Argentina. Para além da questão dentro das quatro linhas, a disputa entre as duas equipes ganhou contornos ainda mais graves. E por ironia do destino, as duas se enfrentam nesta sexta-feira (2/8), pelas quartas de final das Olimpíadas de Paris 2024.

A rivalidade teve seu primeiro capítulo ainda na Copa de 2018, quando a França eliminou a Argentina nas oitavas de final da Copa do Mundo. Quatro anos depois, veio a resposta. As duas seleções se enfrentaram na decisão da Copa do Catar. Os argentinos venceram e provocações ganharam tomaram conta da comemoração.

A situação ficou adormecida após o episódio. No entanto, após os argentinos conquistarem mais um título de Copa América, a situação escalou. Durante a celebração, jogadores da argentina cantaram uma música racista xenofóbica contra jogadores franceses. O momento foi registrado pelo volante Enzo Fernandes, que fazia uma live em sua conta oficial no Instagram no momento e acabou deixando a si próprio e os colegas em situação delicada.

“Eles jogam pela França, mas são de Angola, que bom que eles vão correr, se relacionam com transexuais, a mãe deles é nigeriana, o pai deles cambojano, mas no passaporte: francês”, diz a letra da canção.

Ao notar que a música seria cantada, o jogador encerrou a transmissão.

A repercussão, no entanto, foi imediata. A Federação Francesa acionou a Fifa por conta do episódio. O Chelsea, clube de Enzo, cogitou uma punição ao jogador, que também foi repudiado pelos colegas de clube.

A situação ocorreu dias antes do inícios dos jogos Olímpicos. Quis o destino que as duas seleções, mesmo que com elencos diferentes, já que nas Olimpíadas os plantéis são formados por jogadores sub-23, se encontrassem em uma fase eliminatória de Paris 2024. As duas equipes entram em campo às 16h.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?