“Não estamos aqui de férias”, diz chefe da natação do Brasil em Paris
Dois atletas da equipe brasileira de natação nas Olimpíadas de Paris 2024 foram punidos por atos de indisciplina
atualizado
Compartilhar notícia
Os atletas da natação Gabriel Santos e Ana Carolina Vieira deixaram a Vila Olímpica sem autorização durante a noite da última sexta-feira (26/7), dia da cerimônia de abertura das Olimpíadas. Os dois, que são um casal, foram até a Torre Eiffel, tiraram fotos e publicaram as imagens nas redes sociais.
Em coletiva à imprensa, o chefe da natação do Brasil em Paris, Gustavo Otsuka, disse que descobriu que os atletas haviam deixado a Vila justamente pelas postagens que Ana Vieira fez em seu perfil numa rede social, algo “não condizente com a missão em Paris”, destacou.
“A gente não está aqui brincando nem tirando férias. Estamos aqui trabalhando, e trabalhando pelo Brasil. A gente não pode brincar aqui. Quando acabarmos a nossa missão, é uma outra história, mas enquanto estivermos aqui, devemos focar”, avaliou.
Otsuka explicou que todos os atletas devem cumprir um código de conduta, respeitando horários de entrada e saída, que podem variar a cada dia, e precisam de uma autorização prévia para deixar a Vila Olímpica, “por questões de segurança”.
“Com isso, de comum acordo com os membros da comissão técnica da modalidade, com o chefe da equipe e com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o COB decidiu punir os dois atletas”, diz o comunicado da confederação.
Ver essa foto no Instagram
Ainda de acordo com a CBDA, por ter contestado a punição de “forma desrespeitosa e agressiva”, a nadadora Ana Vieira foi expulsa da Olimpíada. Ela deixa a Vila Olímpica na tarde deste domingo e retorna imediatamente para o Brasil.
A confederação ainda avalia qual nadadora será escolhida para ficar no lugar da competidora excluída na equipe feminina. A selecionada irá disputar o revezamento 4 x 200 livre na próxima quarta-feira (1°).
Gabriel Santos foi punido com a pena de advertência, mas segue com a delegação brasileira, que agora contará com 17 dos 18 atletas relacionados para as provas da natação em Paris.
Leia mais notícias no RFI, parceiro do Metrópoles.