Punição “indeterminada” tirou brasileiro da disputa do bronze. Entenda
A terceira punição de Rafael Macedo na disputa do bronze no judô deixou ele e a equipe técnica sem entender o que aconteceu
atualizado
Compartilhar notícia
A derrota do judoca Rafael Macedo na disputa pelo bronze contra o francês Maxime-Gael Ngayap Hambou gerou polêmica. Rafael acabou tomando três punições, a última delas, quando ele acabou segurando errado a manga do kimono de Hambou em uma tentava de imobilização.
O confronto era válido pela categoria até 90kg nos Jogos Olímpicos de Paris. De acordo com a súmula do combate, a terceira punição de Rafael Macedo consta como “indeterminado”.
Em entrevista ao fim da luta para a TV Globo, o treinador de Rafael Macedo, Kiko Pereira, disse que não entendeu o que aconteceu.
Ainda de acordo com Kiko , se está na regra, não há o que fazer, mas não é uma punição comum.
“Poucas vezes eu vi, a gente não vê isso, ainda mais em uma final, uma disputa de medalha”.
Na tentativa pelo ippon, já no fim da luta, Rafael Macedo aplicou um golpe em Hambou, mas o francês conseguiu virar o corpo no momento do impacto com o solo. O brasileiro então tentou a imobilização, e acabou pegando na manda do kimono do adversário. Com isso, acabou tomando a terceira punição na luta o que resultou na derrota.
No momento, o Brasil tem apenas duas medalhas no judô: uma prata, com William Lima na categoria até 66kg, e um bronze com Larissa Pimenta na categoria até 52kg.