metropoles.com
Paris 2024

Ginastas se pronunciam após polêmica troca de pódio de Rebeca. Veja

Jordan Chiles, dos Estados Unidos, e Ana Barbosu, da Romênia, quebraram o silêncio após decisão sobre mudança no resultado do bronze

atualizado

Compartilhar notícia

Naomi Baker/Getty Images
Imagem colorida de Jordan Chiles e Ana Barbosu - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Jordan Chiles e Ana Barbosu - Metrópoles - Foto: Naomi Baker/Getty Images

A final de solo da ginástica artística das Olimpíadas de Paris 2024 segue tendo desdobramentos mesmo após o encerramento do evento. A polêmica gira em torno da medalha de bronze, que havia sido dada para a norte-americana Jordan Chiles, mas acabou sendo entregue para Ana Barbosu, da Romênia.

Após imbróglios jurídicos envolvendo as respectivas federações de ginástica e a Corte Arbitral do Esporte (CAS), Jordan e Ana se pronunciaram.

Jordan, que havia ficado com a medalha de bronze após um pedido de revisão da sua nota, acabou caindo para a 5ª colocação. Sem a condecoração, a norte-americana utilizou as redes sociais para se manifestar pela primeira vez. Após a confirmação da decisão, ela usou os stories para publicar emojis de corações partidos e anunciou um afastamento das redes sociais.

“Eu vou tirar esse tempo e me afastar das redes sociais para cuidar da minha saúde mental. Obrigada”, informou Chiles.

Já Ana Barbosu celebrou a decisão e deu detalhes sobre como recebeu a notícia de que havia se tornado medalhista olímpica.

“Recebi a notícia ao lado dos meus pais. Estava na sala e vi que, após às 19 horas, seria anunciado um veredito. Realmente não sabia como reagir. O treinador do meu clube me ligou e perguntou se eu tinha visto. Não sabia do que ele estava falando. Ele me felicitou e foi aí que percebi qual a decisão tomada”, declarou a romena.

A polêmica

O imbróglio teve início com a cena de Ana Barbosu, que estava comemorando a medalha de bronze, ver a nota de Jordan Chiles sendo revisada e perceber que havia perdido o posto para a adversária. Inicialmente, Jordan recebeu 13.666 de pontuação, o que colocava a norte-americana na 5ª posição. No entanto, a Federação Norte-Americana de ginástica entrou com recurso para revisão de nota, que foi aceito.

Após o incidente, a Federação Romena de Ginástica acionou a Corte Arbitral do Esporte, que considerou irregular o acréscimo na nota de Chiles, dando, assim, o bronze de volta para Ana Barbosu. Rebeca Andrade ficou com o ouro na prova, e Simone Biles, com a prata.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?