Conheça Caio Bonfim, primeiro brasileiro medalhista na marcha atlética
Com o tempo de 1h19m09s, brasiliense Caio Bonfim garantiu a primeira medalha na história do Brasil na marcha atlética olímpica
atualizado
Compartilhar notícia
Dono da prata na marcha atlética 20 km nos Jogos Olímpicos de Paris, Caio Bonfim fez história nesta quinta-feira (1º/8). Morador de Sobradinho (DF), o atleta se tornou o primeiro brasileiro a vencer uma medalha na modalidade.
Aos 33 anos, ele faz parte da elite da marcha atlética, ocupando a 3ª posição no ranking mundial. Esta é a quarta participação do brasiliense Caio Bonfim em Olimpíadas.
Em seu histórico olímpico, Caio tem uma 4ª posição nas Olimpíadas do Rio, em 2016, quando ficou a 5 segundos do bronze. Ele esteve presente também em Londres 2012 e Tóquio 2020.
Além disso, o atleta tem no currículo duas medalhas de prata e duas de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023. Bonfim também conta com dois bronzes nos mundiais da modalidade.
Tudo em família com Caio Bonfim
A estrela de Caio Bonfim para a marcha atlética tem motivo dentro de casa. Gianetti Bonfim, mãe de Caio, foi oito vezes campeã da modalidade no Troféu Brasil de atletismo. E para completar, o pai, João Sena, é treinador de marcha atlética.
“Medalha no Brasil, na marcha atlética, não tem cor. Quando eu passei a linha de chegada no Rio, eu pensei se teria outra oportunidade de disputar os Jogos. Tive muito orgulho daquele quarto lugar. Abriu muitas portas”, lembrou Caio, após a prova em Paris.
E chamou a atenção também a mudança de comportamento do próprio torcedor, que antes xingava aqueles que praticavam modalidade com técnica de andar diferente do normal.
“Na minha cidade, brinco que antes da Rio 2016 eu era xingado quando marchava. Depois de lá, mudou. As buzinas vinham seguidas de ‘vamos, campeão’. Quando meu pai me chamou para marchar pela primeira vez, eu fui muito xingado naquele dia. Era muito difícil ser marchador”, concluiu.